Qual é o objeto que o faz voltar, caso o deixe em casa? A resposta a esta pergunta é, na maior parte dos casos, o smartphone.
De facto, na sociedade digital em que vivemos, este objeto tornou-se na ferramenta multiusos all in one mais fundamental do nosso dia a dia. Usamo-la para socializar, fazer compras, pagamentos, usufruir de entretenimento, etc. de forma prática e cómoda.
Além disso, e tendo em conta que praticamente substituiu uma série de outros dispositivos, como o telefone, a TV, os leitores de música e até os PCs e as consolas de jogo, é inevitável que o smartphone suscite uma procura significativa por parte dos consumidores.
Pois bem, ditam as leis do mercado que a procura acentuada fomenta uma oferta abundante, num mercado competitivo, com vários fornecedores a disponibilizarem tecnologia de ponta que tenta, o mais possível, ir ao encontro das necessidades e desejos dos utilizadores. E foi precisamente isso que aconteceu na indústria dos smartphones.
Deste modo, ao nível do hardware, características como alto desempenho, boas câmaras, processadores potentes, bastante memória, baterias de longa duração e ecrãs de elevada frequência de atualização são algumas das características mais procuradas pela generalidade.
Porém, como a utilização que fazemos dos smartphones diverge bastante, a oferta de dispositivos de diferentes características tem de ser muito abrangente e incluir propostas para diferentes tipos de utilizadores. Isto porque existe quem procura aparelhos com características mais generalistas, e os que procuram dispositivos personalizados, com um extra de tecnologia.
Deste modo, é certo que uma das chaves para o sucesso da indústria dos smartphones prende-se precisamente com o seu potencial para personalizar produtos, experiências e conteúdos, sendo essa uma das apostas fortes também dos fornecedores de apps. E é aqui que entram as plataformas de entretenimento online.
Atualmente, graças às plataformas como Netflix, HBO ou Disney, que temos instaladas nos nossos smartphones, conseguimos personalizar, por exemplo, a seleção de séries e filmes a que assistimos. Além disso, estas plataformas dão-nos horas de entretenimento e tudo à distância de um clique.
Estas aplicações permitem-nos criar listas infindáveis de títulos de todos os géneros da nossa eleição: comédia, terror, documentários, etc. Assim, deixamos de estar sujeitos à programação dos canais de TV ou de uma deslocação ao cinema, tendo igualmente a possibilidade de escolher o momento e o local em que assistimos a estes conteúdos.
Da mesma forma, podemos criar seleções de música, podcasts e audiobooks nas apps correspondentes: Apple Music, Audible ou Spotify. Através delas, podemos escutar música clássica, reggae ou o último bestseller do momento, estejamos onde estivermos, sem qualquer restrição a não ser o nosso próprio gosto e o tempo livre de que dispomos.
Cientes da adesão que os smartphones suscitariam junto dos gamers (dada a maior mobilidade e acessibilidade que proporcionam aos jogadores), as gigantes tecnológicas desenvolveram conteúdos específicos para smartphones associados aos maiores títulos de gaming.
Quem gosta de jogar, passou a ter disponíveis em qualquer momento e lugar jogos como Apex Legends Mobile, Call of Duty Mobile ou Pokémon GO. Ora, a disponibilização deste tipo de conteúdos tão populares e a possibilidade de criar uma seleção personalizada de jogos e de os poder jogar em qualquer momento ou local levaram a que estes dispositivos se tornassem nos mais usados para jogar na atualidade.
No que respeita ao iGaming, a estratégia passou igualmente pela personalização das experiências dos utilizadores nos seus smartphones e dispositivos móveis. De facto, não só os jogadores podem agora escolher o local e o momento em que queriam jogar, como passaram a ter disponíveis várias opções de jogo.
No caso do poker, por exemplo, as plataformas incluem Texas Hold’em, Ohama Hi e Lo, ring games e vários tipos de torneio, para ir ao encontro das diferentes preferências dos jogadores. Mas a personalização pode não ficar por aí, visto que existem nestas plataformas conteúdos adequados a diferentes perfis.
Efetivamente, estas apps não são orientadas apenas para jogadores experientes, incluindo para os principiantes guias de conceitos básicos, que podem ser consultados durante as partidas, permitindo que também os últimos sintam confiança nos seus jogos.
Com efeito, este tipo de plataformas, tal como todas as que disponibilizam conteúdos digitais, oferecem soluções para um leque muito alargado de utilizadores, sendo possível personalizar experiências de utilização conforme as preferências e necessidades de cada um.
Neste sentido, sendo os atuais smartphones verdadeiros canivetes suíços, nada como os explorar para tornar estas mesmas plataformas únicas e ao nosso gosto pessoal.