Colesterol: 69% dos portugueses estão preocupados, mas a maioria continua sem agir

Fãs de Wrap: Fiquem a par desta combinação irresistível!
30 de Maio, 2025
Ter casa própria faz (mesmo) a diferença: 61% dos proprietários dizem sentir-se mais felizes
2 de Junho, 2025

Colesterol: 69% dos portugueses estão preocupados, mas a maioria continua sem agir

Estudo “Coração dos Portugueses 2025”, promovido pela Danacol, revela lacunas na literacia em saúde cardiovascular e reforça a necessidade de transformar a preocupação em ação.

Maio é o Mês do Coração e, em Portugal, o coração continua em risco. O estudo “Coração dos Portugueses 2025”, promovido por Danacol, mostra que 69% dos portugueses estão preocupados com o colesterol, mas mais de 60% não o controlam com regularidade e apenas 52% tomam medidas para o prevenir. Estes dados evidenciam um paradoxo preocupante: a maioria reconhece o risco, mas continua a não agir de forma consistente. O colesterol elevado continua a ser uma das principais causas de doenças cardiovasculares, que por sua vez são as doenças que mais matam em Portugal. 

Mesmo assim, 30% da população não acredita na eficácia dos produtos que ajudam a reduzir o colesterol e 45% não os consome, por se sentir bem ou por não considerar o colesterol uma preocupação. Em contrapartida, entre os 57% que já experimentaram Danacol, 78% referem que o fazem por acreditarem na sua eficácia — um dado que reforça a confiança dos consumidores na marca.

Apesar de 83% dos inquiridos afirmarem saber que o colesterol elevado pode conduzir a doenças graves, apenas 38% conseguem distinguir entre o colesterol “bom” (HDL) e o colesterol “mau” (LDL). Além disso, mais de 40% diz não saber qual o valor a partir do qual o colesterol é considerado elevado. Esta falta de literacia compromete a capacidade de prevenção eficaz e realça a necessidade de mais informação acessível e prática.

Danacol, juntamente com a Fundação Portuguesa, aproveita mais uma vez o mês do coração para trazer a temática do colesterol para cima da mesa, com diversas presenças informativas acerca do tema em televisão e rádio, e promovendo rastreios do colesterol em grandes superfícies durante um fim-de-semana de maio. 

Com 74% de notoriedade, Danacol é amplamente reconhecido pela população. O estudo mostra que 57% dos portugueses já experimentaram o produto, e que 92% pretende continuar a consumir, sendo que as principais motivações para o consumo estão relacionadas com a perceção da sua eficácia no controlo do colesterol, o sabor agradável e a facilidade de consumo. Os dados revelam ainda que os consumidores de Danacol tendem a estar mais bem informados e a adotar comportamentos mais consistentes na gestão do colesterol, nomeadamente no acompanhamento regular através de exames e na manutenção de hábitos saudáveis.

Para Diogo Costa, diretor de Marketing e da categoria de lácteos da Danone, “O colesterol elevado continua a ser um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que são as que mais matam em Portugal, e este estudo deixa claro que uma maior informação gera mais consciencialização e tomada de ação que pode salvar vidas. Vivemos num tempo em que o acesso à informação nunca foi tão fácil, mas isso não se traduz automaticamente em escolhas saudáveis. O nosso desafio enquanto marca é precisamente esse: ajudar os portugueses a transformar o conhecimento em ação. Com Danacol, queremos estar presentes no momento certo, com soluções eficazes e acessíveis, para que cuidar do coração seja uma prioridade diária — e não apenas uma preocupação ocasional.”

O estudo “Coração dos Portugueses 2025” foi realizado entre 17 e 28 de abril de 2025, junto de uma amostra representativa da população residente em Portugal Continental, entre os 18 e os 74 anos, com uma margem de erro de +/- 3,66%.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard