Uma época propícia a gastos desnecessários, escolha o melhor presente sem gastar muito. O ‘KuantoKusta’ divulgou os resultados de um estudo sobre as compras dos portugueses neste Natal.
As compras de Natal em 2024 estão a ter um investimento maior por parte dos portugueses, com um valor médio gasto de 115,48€ entre 1 e 16 de dezembro deste ano. Este valor representa um aumento de 20% face ao mesmo período de 2023, revelam dados do comparador de preços e marketplace ‘KuantoKusta’.
A empresa constatou que este aumento reflete uma maior procura por produtos de qualidade, especialmente brinquedos educativos e artigos tecnológicos, apesar de muitos portugueses estarem a comprar menos prendas.
A Liliana Azevedo, Diretora de Marketing do ‘KuantoKusta’ explicou que o “aumento do ticket médio em 2024 aponta para uma tendência interessante: os consumidores estão a gastar mais por presente, mas em muitos casos estão a optar por oferecer menos prendas. A preferência por produtos de maior valor demonstra uma ligeira mudança nos hábitos de consumo, com um foco em presentes mais marcantes, ao invés de grande quantidade”.
As categorias mais vendidas continuam a ser os brinquedos, com as opções que combinam diversão e aprendizagem a reunirem a preferência de muitos consumidores, como kits educativos interativos, jogos de mesa e os clássicos sets da ‘LEGO’.
A segunda categoria que surge com mais destaque é a tecnologia, com artigos como a Playstation, a Nintendo, entre outros. Um artigo que se tem destacado é o jogo, que superou diversos artigos tecnológicos.
Liliana Azevedo destacou que o crescente interesse por este jogo se pode dever à “crescente valorização de presentes que promovem momentos de convívio em família ou entre amigos, algo especialmente relevante na época natalícia. Este Natal, as escolhas dos portugueses refletem não apenas tendências de consumo, mas também a forma como valorizam cada vez mais a qualidade e o impacto dos presentes que oferecem”.
Para concluir a responsável lembrou para a necessidade de continuar a comprar com atenção aos preços e evitar fazer compras por impulso sem procurar alternativas mais baratas.