Poupar não é uma tarefa nada fácil nos dias de hoje para as famílias portuguesas. A pensar nisso, damos-lhe algumas dicas para que consiga poupar dinheiro durante o ano.
Com os preços a aumentarem a pique, seja dos alimentos, despesas e até habitação, é normal que no final do mês veja a sua carteira vazia. Mas, bem sabemos que ter uma almofada financeira, que é como quem diz, umas poupanças de parte é essencial para possíveis imprevistos ou até para conseguirmos concretizar aquele sonho que ainda não passou da gaveta.
Mas como é que se consegue poupar? Um desafio sim, mas não impossível. A especialista em educação financeira, Susana Albuquerque explica que poupar com regularidade é o que nos permite viver abaixo dos nossos rendimentos e só assim é que conseguimos obter um desafogo financeiro. Além disso, a especialista dá algumas dicas para pouparmos dinheiro todos os meses. Algumas coisas temos mesmo de abdicar e outras basta optar por alternativas mais acessíveis.
1- Deixe de fumar
Além de beneficiar a sua saúde, também vai ver melhorias na carteira. Um maço já custa em média 5€ por isso, pense em quanto poderá poupar.
2- Opte por fazer exercício ao ar livre ou em casa
Está inscrita num ginásio, mas já não coloca lá os pés à muito tempo? Então opte por praticar exercício na rua como num jardim ou no conforto da sua casa. Hoje temos à disposição uma panóplia de videos no Youtube com várias opções de treinos que pode fazer.
3- Compare preços antes de comprar
Antes de comprar alguma coisa, o melhor é verificar se o mesmo produto está noutro local à venda por um preço mais baixo. Por vezes, as diferenças ainda são significativas.
4-Viaje em época baixa
Viajar em época baixa pode resultar numa poupança de 30% face aos preços praticados em época alta.
5-Leve sempre um saco de casa
Já sabe que se não levar saco de compras terá de pagar por eles. Imagine o que não gasta em sacos cada vez que precisar de comprar um. A solução está em andar sempre com sacos reutilizáveis seja na mala ou no carro.
6-Esteja atenta às promoções
Veja os folhetos dos supermercados e use as respetivas apps já que costumam ter cupões de desconto. Opte também pela época dos saldos para adquirir roupas e eletrodomésticos, por exemplo, a preços mais convidativos.
7-Faça uma análise aos serviços que contratou
Uma análise a todos os contratos e a sua renegociação com seguradoras ou serviços de telecomunicações podem valer uma poupança de dezenas de euros por ano.
8-Aposte em marmitas
Come fora todos os dias? Opte por levar marmita para o trabalho e vai ver como a sua carteira agradece.