A probabilidade de ter pesadelos depende de uma série de fatores como o stress e o consumo de álcool mas, a posição em que dorme também influencia. Saiba tudo.
Ter pesadelos não é nada agradável e raramente atribuímos um culpado para estes acontecerem. Hoje sabe-se através de uma investigação científica, citado pelo BestLife, que a posição em que dorme tem uma grande influência. Assim, concluiu-se que os indivíduos que preferem dormir sobre o lado esquerdo têm mais pesadelos.
Theresa Cheung, uma interpretadora de sonhos e autora, citada no mesmo website, explica que esta posição “pode estar associada a pesadelos porque dormir sobre o lado esquerdo coloca mais stress no coração. Sempre que há stress, a qualidade do sono é má e os pesadelos são inevitáveis”. No entanto, a especialista menciona que “outros estudos sugerem que dormir de costas desencadeia mais pesadelos”.
Rafael Pelayo, médico, professor de psiquiatria e ciências comportamentais no Centro de Ciências e Medicina do Sono de Stanford, nos Estados Unidos, explica que “a correlação entre dormir de costas e ter pesadelos está relacionada com a qualidade – ou melhor, a falta da respiração”. Isto acontece porque “o trabalho de respiração é mais difícil quando se está deitado de costas”, ou seja, “a língua desliza para trás” dificultando a respiração. Assim sendo, se costuma sofrer com pesadelos evite dormir para o lado esquerdo ou de costas.