Os portugueses apostaram em equipamentos de climatização para fazer frente à subida das temperaturas globais, com a procura por ares-condicionados portáteis e climatizadores a disparar 119,13% e 133,33%, respetivamente, no mês de junho, em comparação com maio, revela uma análise do comparador de preços e marketplace KuantoKusta.
O interesse dos portugueses em equipamentos de climatização cresceu 52,63% neste período, o que, de acordo com André Duarte, diretor comercial do KuantoKusta, não só reflete a crescente necessidade dos consumidores portugueses de arrefecerem as casas face a verões cada vez mais quentes, mas também o aumento das ofertas tecnológicas no que toca à climatização de espaços interiores.
“Estes números indicam uma evolução nas preferências dos consumidores, que estão cada vez mais inclinados a investir em soluções mais robustas e eficazes para combater o calor. Todos nos lembramos de verões quentes em que o stock de ventoinhas em lojas físicas esgotava em fins de semana de calor mais críticos. Atualmente, os portugueses já investem em equipamentos mais avançados e eficazes como os climatizadores”, explica André Duarte.
Durante o mês de junho, os equipamentos de climatização mais comprados no marketplace do KuantoKusta foram os seguintes:
Em termos de preços, os consumidores portugueses mostraram uma disposição crescente para gastar mais em conforto térmico, com o valor médio dos ares-condicionados portáteis situado nos 311,42€ e dos climatizadores nos 94,90€. Mesmo os ventiladores, que continuam a ser uma opção mais tradicional, representam um gasto médio de 74,31€.
Com as temperaturas globais a aumentar, é de esperar que a procura por equipamentos de climatização continue a crescer, principalmente quando considerando que uma fatia muito grande da população portuguesa vive em habitações com baixa capacidade de isolamento térmico.
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de investir em equipamentos de climatização de qualidade para enfrentar as temperaturas extremas ao longo do ano e a facilidade de uso e a portabilidade dos equipamentos, como os climatizadores e os ares-condicionados portáteis, são fatores chave que influenciam a decisão de compra dos consumidores”, conclui o diretor comercial do KuantoKusta.