Os resultados da votação para a palavra do ano, uma iniciativa promovida pela ‘Porto Editora’. Com 22% dos votos a palavra escolhida foi “Liberdade”, devido às “várias iniciativas que assinalaram os 50 anos da Revolução do 25 de abril”.
“Liberdade” foi eleita a palavra do ano de 2024, em memória dos 50 anos do 25 d abril. A iniciativa da ‘Porto Editora’ foi anunciada esta terça-feira, dia 7 de janeiro, em comunicado. Uma iniciativa que tem como propósito “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa”.
A editora destacou que 22% dos votos foram para a palavra “Liberdade”, seguida da palavra “Conflitos” com 21,3% dos votos e da palavra “Imigração” com 21,2% dos votos. A lista de palavras é o resultado da constante “observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela ‘Porto Editora’, através da análise de frequência”.
No ano passado a palavra do ano foi “Professor”, pois foi um ano marcado pela contínua reivindicação da valorização da profissão através de vários protestos que ocorreram de norte a sul do país. Uma palavra que conseguiu 48% dos 90 mil votos.