O portal do SNS mostra o estado das urgências em todo o país e esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, 18 urgências funcionam de forma limitada e duas encontram-se fechadas.
Durante esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, existem dois serviços de urgência encerrados na região de Lisboa e Vale do Tejo, a informação foi avançada pelo website do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As urgências de Pediatria do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes.
Para além destas duas urgências fechadas, há 18 urgências que vão estar a funcionar de forma limitada. Sendo que, apenas vão assegurar as urgências interna e receber os doentes referenciados pela linha SNS24 e pelo INEM.
A realização da chamada para a linha SNS 24 antes de se dirigir às urgências é o apelo feito pela direção executiva do SNS. Este procedimento já é utilizado pelas grávidas, desde de dezembro que estas têm de ligar para a linha SNS Grávida antes de se dirigirem ao hospital.
O número de infeções respiratórias tem sido cada vez maior e continua a pressionar as urgências hospitalares. Os hospitais preveem que esta semana a dificuldade se mantenha, no ponto de vista dos sindicatos dos médicos isto ocorre por não existir uma resposta adequada aos cuidados de saúde primários e as equipas não terem profissionais suficientes.