Hoje, 18 de janeiro, é o dia Internacional do Riso e nada melhor que começar a manhã com uma boa gargalhada e com boa disposição. Conheça as inúmeras razões para começar a rir mais.
Diz o provérbio que “uma gargalhada por dia não sabe o bem que lhe fazia” e hoje, quinta-feira, assinala-se o dia Internacional do Riso. Importa por isso falar um pouco sobre a importância de vivermos a vida com um sorriso no rosto. Este dia foi criado na Índia por Madan Kataria, em 1998 e tem como objetivo alertar para a importância do ato de rir. Mas quais são os grandes benefícios do riso na nossa saúde?
Segundo o psiquiatra Mário Simões, citado pela Sic Notícias, o “centro do riso”, ou seja, a zona cerebral onde o riso tem origem, é no lobo frontal. O ato de rir define-se como um conjunto de sons alegres emitidos com a garganta. O professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) explica ainda que “nem todos os risos são saudáveis”. Um riso é saudável se for natural. Já o chamado de riso amarelo tem origem psicológica ou neurológica, quando certas estruturas cerebrais são danificadas, explica o médico.
Em momentos de boa disposição e prazer, acionados através do riso, dá-se um aumento da capacidade respiratória que tem ainda impacto no sistema circulatório através da melhoria da irrigação sanguínea. O especialista explica que, após um momento de riso há uma descontração da musculatura, um alívio de tensões e uma sensação de relaxamento.
De acordo com o psiquiatra Mário Simões, o riso faz baixar a tensão arterial. A nível psicológico é também uma ferramenta muito importante que aumenta o sentido de pertença, através da criação de laços com as pessoas.
Estudos realizados no Ocidente na última década demonstram que devemos rir três vezes por dia, sendo que cada episódio deve durar cerca de um minuto. As crianças, segundo estudos, riem em média mais de 200 vezes por dia.
E agora tem ou não mais motivos para rir?