Pontos turísticos gratuitos, museus sem taxas de entrada e eventos gratuitos: explorar as principais cidades da Europa não tem de ter um preço elevado.
Desde marcos históricos de cortar a respiração a experiências culturais e passeios panorâmicos, muitos destinos europeus oferecem muitas atividades gratuitas aos viajantes.
A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, analisou as 30 cidades mais populares da Europa, onde pode tirar máximo partido da sua viagem sem gastar um cêntimo.
As melhores cidades a descobrir gratuitamente
1. Londres – Inglaterra // 96 Museus gratuitos // 1222 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 79
Londres é a cidade número 1 para aproveitar gratuitamente. Pode mergulhar nesta atmosfera vibrante sem gastar muito dinheiro, onde mais de 1200 eventos gratuitos e 79 visitas guiadas gratuitas à cidade podem ser encontrados – desde concertos empolgantes a espetáculos de comédia e noites de discoteca sem entrada. Deixamos alguns pontos turísticos gratuitos para visitar:
2. Paris – França // 30 Museus gratuitos // 685 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 94
Em segundo lugar encontramos Paris. Aqui pode visitar um total de 30 museus, acessíveis gratuitamente durante todo o ano. No primeiro domingo de cada mês, há ainda mais museus que abrem as suas portas aos visitantes. Este é o dia mais concorrido, mas com mais de 690 atrações gratuitas, 685 eventos gratuitos e 94 visitas guiadas, há muitas oportunidades para conhecer a cidade noutros dias menos concorridos e poupar dinheiro. Descubra gratuitamente:
3. Madrid – Espanha // 31 Museus gratuitos // 227 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 176
Em terceiro lugar na classificação, Madrid. Esta vibrante capital oferece uma grande variedade de visitas guiadas gratuitas que o aproximarão da cidade de diversas formas. Com um total de 176 ofertas, cada visitante encontrará o guia certo para os seus interesses. Quer se interesse por gastronomia, arte ou história, há algo para todos em Madrid. A variedade de passeios é particularmente impressionante, incluindo ofertas especiais como os passeios de História Negra. Os guias voluntários não só têm conhecimentos profundos e experiência local, mas acima de tudo uma paixão pela sua cidade. O que pode visitar sem gastar dinheiro:
4. Roma – Itália // 33 Museus gratuitos // 82 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 80
Desde ruínas antigas a praças vibrantes, Roma oferece um mundo de maravilhas gratuitas. Em quarto lugar no ranking pode contar com mais de 30 museus gratuitos e mais de 80 eventos gratuitos, também. Passeie pelo Fórum Romano ou relaxe nos Jardins da Villa Borghese. Mergulhe na história na Fonte de Trevi e na Escada da Piazza di Spagna, ou descubra jóias escondidas como o Trastevere. Com inúmeras atrações gratuitas, Roma é uma cidade onde cada esquina guarda uma surpresa. Por isso, prepare os seus sapatos de caminhada e prepare-se para explorar esta cidade icónica e sem gastar muito! Descubra estes locais gratuitamente:
5. Barcelona – Espanha // 14 Museus gratuitos // 205 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 164
A meio da classificação, Barcelona. Aqui, pode encontrar 14 museus gratuitos e 205 eventos gratuitos, também. Para saborear a cultura local, passeie por La Rambla, uma movimentada rua pedonal repleta de lojas, cafés e artistas de rua. Mergulhe na arte no Palau de la Virreina, ou simplesmente relaxe no Parque Ciutadella, um oásis verde com um jardim zoológico, um lago e um jardim botânico. Desfrute de festivais e eventos gratuitos durante todo o ano, desde a vibrante Festa de la Mercè até ao animado Festival Internacional de Jazz de Barcelona. Aproveite e faça um passeio cultural gratis nestes locais:
E Lisboa? Onde está classificada neste estudo?
A capital portuguesa, encontra-se em sétimo lugar no estudo. Conta com 15 museus gratuitos, 81 eventos grátis e 140 visitas gratuitas, também. É fácil desfrutar de Lisboa sem gastar muito dinheiro, e as maiores atrações da capital estão ao ar livre – desde as vistas deslumbrantes dos miradouros no topo das colinas até às praças tranquilas e aos passeios mágicos em Alfama, por exemplo.
Muitos hostéis oferecem passeios a pé gratuitos que o guiam através de exposições de arte de rua e locais históricos. Aqui estão as melhores coisas que pode fazer em Lisboa gratuitamente:
Quem completa o top 10?
6. Milão – Itália // 17 Museus gratuitos // 670 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 34
7. Amesterdão – Holanda // 18 Museus gratuitos // 721 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 49
8. Praga – República Checa // 15 Museus gratuitos // 59 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 134
9. Lisboa – Portugal // 15 Museus gratuitos // 81 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 140
10. Berlim – Alemanha // 35 Museus gratuitos // 419 eventos gratuitos // Visitas gratuitas 28
Metodologia
O objetivo do estudo era determinar uma classificação das cidades europeias de acordo com a sua oferta gratuita para os turistas. Foram selecionadas as 30 cidades mais populares da Europa em 2023 (conforme o Euromonitor Top 100 Destinations 2023). Todos os dados sobre as chegadas anuais de turistas foram obtidos de várias fontes, tais como organizações de turismo locais ou cobertura mediática. As cidades selecionadas foram depois analisadas quanto à sua oferta gratuita nas quatro categorias seguintes:
Para calcular a classificação, foi utilizado um método estatístico que utiliza um sistema de pontos. Quanto mais ofertas na respetiva categoria, mais pontos foram atribuídos à cidade correspondente. Foram atribuídos entre 0 e 100 pontos para cada categoria. A cidade que recebeu o maior número de pontos no total ficou em primeiro lugar no ranking dos melhores destinos para pouco dinheiro. Todas as categorias e resultados foram cuidadosamente pesquisados e verificados quanto à sua plausibilidade. Todos os dados referem-se ao momento do inquérito. O inquérito foi realizado em fevereiro de 2024.