


A Alergia às Leite de Vaca afeta até 7,5%¹ das crianças portuguesas e o seu diagnóstico pode ser um desafio
A alergia ao leite de vaca (ALV) é a alergia alimentar mais prevalente na primeira infância, afetando até 7,5%¹ dos bebés, mas continua a suscitar muitas dúvidas junto das famílias. Para ajudar a esclarecer algumas delas, a Dra. Marta Chambel, médica Imunoalergologista, fala sobre os desafios da ALV.
De acordo com a Dra. Marta Chambel o diagnóstico da ALV pode ser um verdadeiro desafio para médicos e famílias. Os sintomas podem ser confundidos com desconfortos comuns do dia a dia de um bebé, pelo que pode eventualmente demorar até quatro meses para chegar ao diagnóstico.
Embora não seja a apresentação clínica mais frequente, a Dra. Marta Chambel destaca como sintomas “mal-estar, choro, cólicas e bolçar muito frequente, atrasando o diagnóstico desta alergia alimentar. Estes sintomas devem motivar a procura de ajuda especializada, como o médico Imunoalergologista ou o Pediatra que acompanha o bebé”.
Existem essencialmente dois mecanismos de ALV, com manifestações clínicas distintas: a ALV IgE-mediada e a ALV Não IgE-mediada. “No primeiro caso, os sintomas surgem até duas horas após ingestão e podem ser manchas / babas na pele, inchaço dos lábios, olhos ou língua, falta de ar, tosse, pieira ou reação anafilática. Já a ALV não IgE-mediada causa reações mais tardias, cuja relação com a ingestão de leite e derivados pode ser mais difícil: vómitos e diarreia tardios (até 4 horas após ingestão), má progressão no peso e altura”, adianta a médica Imunoalergologista.
Apesar de todos os desafios, há boas notícias para as famílias e uma delas chegou em novembro do ano passado. A partir de 1 de novembro de 2024², todas as fórmulas para bebés com ALV passaram a ser comparticipadas, reduzindo de forma significativa o esforço financeiro associado ao tratamento.
No universo digital, a ajuda e os esclarecimentos sobre a ALV chegam de uma forma especial. A partir de agora, as famílias podem contar com a Milly, a anfitriã de uma nova rubrica nas redes sociais da Aptababy em Portugal, que promete apoiar os pais que lidam diariamente com os desafios da ALV, através de curiosidades e conteúdos informativos feitos por profissionais de saúde.
A vaquinha Milly vai ajudar a tornar a informação sobre a ALV mais acessível e próxima das famílias que mais precisam.
Com esta iniciativa, a Aptababy reforça o seu compromisso com os pais e cuidadores, criando espaços de informação relevante, que ajudam a lidar com os desafios do dia a dia de forma mais tranquila e informada.
Aptababy é uma marca da Danone Nutricia unipessoal, lda.

