A água engarrafada contem 100 vezes mais partículas de plástico do que o estimado

“The Eras Tour” bate recorde e é o filme mais rentável de sempre
9 de Janeiro, 2024
Não vive sem uma agenda? Inicie o ano com a vida organizada
9 de Janeiro, 2024

A água engarrafada contem 100 vezes mais partículas de plástico do que o estimado

água engarrafada

Um estudo revelado na passada segunda-feira, 9 de janeiro, concluiu que a água engarrafada tem mais partículas de plástico do que o esperado.

O estudo publicado na revista PNAS  testou três marcas conhecidas de água engarrafada e os cientistas usaram uma tecnologia inovadora que recorre a lasers. Contabilizaram por cada litro de água entre 110 mil e 370 mil partículas, dos quais 90% eram nanoplásticos. O tipo de plástico mais encontrado foi o nylon, proveniente de filtros de plásticos utilizados para purificar a água, seguido do politereftalato de etileno (PET), de que as garrafas são feitas.

“Se as pessoas estão inquietas a propósito dos nanoplásticos na água engarrafada, é racional considerar alternativas, como a água da torneira”, disse um co-autor do estudo, Beizhan Yan, à AFP. Os nanoplásticos têm sido um tema cada vez mais falado nos últimos anos e estão presentes em todo o planeta. Enquanto os microplásticos têm menos de cinco mil micrómetros, o que representa cinco milímetros, os nanoplásticos têm menos de um micrómetro, a milésima parte de um milímetro.

As investigações sobre as consequências dos plásticos nos ecossistemas e na saúde humana ainda são limitadas, mas alguns estudos evidenciaram os seus efeitos nefastos, por exemplo no sistema reprodutivo. O próximo passo dos investigadores passa por testarem a água da torneira de forma a perceber se contem uma menor quantidade de microplásticos.

 

Leia mais artigos sobre Sociedade aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard