Em Portugal, desde 2021 e graças à colaboração com a APAV, YSL Beauty já formou mais de 4 mil alunos com o propósito de sensibilizar e educar para a identificação precoce dos sinais de violência entre parceiros íntimos
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, YSL Beauty irá lançar “Não lhe chames amor”, uma nova campanha mundial inserida no programa “Abuso não é Amor”. Através da desconstrução da imagem romântica das relações tóxicas, pretende gerar conversas cruciais, quebrar o ciclo de abuso e inspirar uma mudança estrutural dentro e fora da indústria da beleza. É um apelo a uma abordagem livre de preconceitos que promova relações igualitárias.
O programa já permitiu a formação e apoio a mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo.
Segundo a ONU Mulheres, a violência no relacionamento é a forma mais comum de violência contra as mulheres, afetando cerca de 736 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo. Este problema estrutural continua enraizado em todo o mundo, impedindo o progresso das nossas sociedades. Não é apenas uma preocupação, é uma urgência que exige ação para construir um futuro mais justo, centrado nas mulheres vítimas e livre de violência machista.
Neste contexto, YSL Beauty, marca do L’Oréal Groupe, reforça o seu compromisso com a erradicação da violência de género através do seu programa global “O Abuso Não é Amor”, lançado em 2020. Com um investimento superior a 5,2 milhões de euros e a colaboração com organizações especializadas em mais de 25 mercados, a iniciativa já permitiu a formação e apoio a mais de 1,3 milhões de pessoas. Esta iniciativa combina parcerias estratégicas com ONGs especializadas e campanhas de consciencialização em grande escala. Através deste foco global, a marca visa sensibilizar, educar e fornecer ferramentas para que mais pessoas possam identificar esses sinais e agir em conformidade.
Desde o seu lançamento, o programa tem-se centrado na educação dos jovens para os sinais de alerta de abuso, sensibilizando-os para que construam relações saudáveis e prevenindo situações de risco. Em Portugal, em parceria com a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), já formou mais de 4 mil alunos, promovendo a consciencialização e prevenção da violência no relacionamento. Este compromisso reflete a estratégia de responsabilidade social da L’Oréal, alinhada com o seu propósito de gerar um impacto positivo na sociedade através da educação, sensibilização e apoio a comunidades vulneráveis.
YSL Beauty reforça o seu compromisso social com uma campanha inovadora sobre a violência no relacionamento
Através de uma narrativa visual impactante, a nova campanha de YSL Beauty reconstrói a imagem clássica do romance na publicidade de perfumes, incorporando sinais subtis de abuso que, embora frequentemente passem despercebidos, podem ser indicadores precoces de violência no relacionamento. O vídeo capta a atenção do espectador com uma história elegante e sofisticada, que é depois desconstruída e releva os sinais ocultos de maus-tratos. Com uma mensagem direta—«Viste sinais de abuso neste vídeo?» – a iniciativa visa corrigir preconceitos machistas, fornecendo recursos e informações chave para aqueles que possam precisar de ajuda.
«Na YSL Beauty, acreditamos profundamente no poder da beleza para promover uma mudança positiva. “O Abuso Não é Amor” é um compromisso com os nossos valores. Esta campanha é um apelo mundial à ação para reconhecer os sinais de maus-tratos. Para a prevenção, é fundamental compreender que muitas vezes vem acompanhada de sinais de alerta e pode assumir várias formas. Neste Dia Internacional da Mulher, não apenas lançamos uma nova campanha, mas reforçamos o nosso compromisso.» Stephan BEZY, Diretor-Geral internacional YSL Beauty.
Quebrar o silêncio: uma estratégia global para identificar e prevenir a violência no relacionamento
A violência no relacionamento assume várias formas – física, sexual, psicológica ou financeira – e muitas vezes é precedida por sinais de alerta que podem passar despercebidos. Desde a intrusão e os ciúmes até ao isolamento, chantagem ou intimidação, existem nove indicadores-chave que, se reconhecidos a tempo, podem ajudar a prevenir situações de abuso. Estes nove sinais são: Ignorar, chantagear, humilhar, manipular, sentir ciúmes, controlar, violar a privacidade, isolar e intimidar.
Com esta nova campanha, YSL Beauty faz um apelo à indústria da beleza e aos meios de comunicação para que assumam a responsabilidade na luta contra o machismo. Numa realidade onde as desigualdades de género continuam presentes e normalizadas, é essencial promover representações que desafiem os estereótipos e fomentem relações equitativas e respeitosas. Mais do que uma iniciativa publicitária, este esforço pretende gerar um impacto real e duradouro na conversa sobre a violência de género no relacionamento e a necessidade de uma mudança profunda na sociedade.
«Como marca de beleza líder a nível internacional, temos a responsabilidade de adotar uma postura que não se limite a refletir a cultura, mas que a modele ativamente. Com “O Abuso Não é Amor”, tentamos questionar discursos prejudiciais, sensibilizar e mudar a perceção das relações abusivas. O nosso objetivo é criar um efeito dominó que vá além das campanhas publicitárias tradicionais e impulsione uma mudança significativa a nível mundial.» Manon ERGIN, Diretora Global de Comunicação e Imagem YSL Beauty
Para mais informações sobre “O Abuso Não é Amor” ou se tu própria ou alguém que conheces está a sofrer abuso e precisa de ajuda imediata, consulta a lista de números de telefone de ajuda contra a violência doméstica em: https://abuseisnotlove.yslbeauty.com/en-us/training/