Viagem pelas principais festas populares e romarias do mês de junho

Para toda a família: a gama ideal para o verão e todos os dias do ano
5 de Junho, 2024
Nivea reforça compromisso com a sustentabilidade
6 de Junho, 2024

Viagem pelas principais festas populares e romarias do mês de junho

Para os apaixonados pela tradição, cultura e gastronomia, junho é mesmo o mês ideal para viajar em família ou com amigos e desvendar as principais festas populares e romarias.

Com a chegada do verão, surgem os festejos mais aguardados do ano, que enchem de música, alegria e boa comida várias regiões da Península Ibérica.

Junho é, por excelência, o mês do ano em que várias cidades e vilas se transformam em palcos de festividades tradicionais. As romarias, com os seus desfiles icónicos, a sua música tradicional e várias iguarias gastronómicas, são o reflexo da rica herança cultural e local de cada uma destas regiões. Mais do que comemorações, são uma janela para a alma das localidades e oferecem uma experiência única e marcante a quem as visita. Desde procissões religiosas a feiras animadas, cada celebração tem a sua história e o seu propósito.

Com a Yescapa, pode explorar diversos eventos e viajar pela tradição de autocaravana ou campervan. Para começar a planear a sua roadtrip, basta aceder ao website, escolher o local onde deseja levantar o seu veículo, selecionar as datas da viagem e escolher o veículo que mais se adequa às suas necessidades.

Após a confirmação da reserva, a plataforma intermediária líder no aluguer de autocaravanas e campervans na Europa, disponibiliza um seguro de aluguer com assistência em viagem 24h/7 para poder desfrutar da sua viagem em total liberdade e tranquilidade.

 

Festa de S. João no Porto

Na cidade portuense, junho é sinónimo de São João. Embora a festa seja comemorada em diversos locais, nenhuma cidade a celebra como o Porto.

Este ano, a cidade mantém a tradição com uma programação diversificada que agrada a todos os gostos: do popular ao erudito, do tradicional ao cosmopolita, do bairrista ao multicultural, e acontece de 20 a 24 de junho.

A noite mais longa do ano na cidade Invicta, acontece de 23 para 24. Uma celebração vibrante, cheia de cor e luz, marcada pelos martelos e fogos de artifício. A festa é embalada pela música, dança, sardinhas assadas e alho-porro: um reflexo dos costumes populares da região. A comemoração predileta dos portuenses, atrai também visitantes estrangeiros e de várias zonas do país.

Poderá pernoitar no Parque Cais do Cavacos, em Vila Nova de Gaia, gratuitamente.

 

Festas de São João de Sobrado

A tradicional festa popular de São João, também chamada de “Bugiada e Mouriscada de Sobrado”, é realizada anualmente na vila de Sobrado, em Valongo.

De 20 a 24 de junho, as ruas são tomadas por centenas de atores para a representação da famosa lenda da luta entre mouros e cristãos, conhecidos localmente como Mourisqueiros e Bugios, respetivamente.

Poderá pernoitar o seu veículo no Park & Spa Autocaravanas, localizado na cidade de Valongo.

 

Feira da Vinha e do Vinho

Este ano, a prestigiada feira que celebra o seu 20º aniversário, ocorrerá de 19 a 23 de junho em Vale Santo, Anadia, no distrito de Aveiro. Com dois palcos de entretenimento, a festa conta com a presença de artistas de renome nacional, além de expositores locais, vinícolas, food corners, restaurantes e atividades infantis. O evento visa destacar os pontos fortes do concelho como a gastronomia, o vinho e o turismo.

Poderá aparcar a sua autocaravana ou campervan no ASA Parque de Autocaravanas e Roulottes de Sangalhos.

 

Santos Populares de Lisboa

A tradição que remonta ao século XIII, marca as Festas de Santo António, na capital portuguesa, com uma das mais populares e tradicionais romarias.

Na noite de dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, as ruas de Lisboa enchem-se de animação e energia, com bandeiras coloridas, arraiais e luzes. A festividade é marcada por procissões religiosas, marchas populares, música ao vivo, danças tradicionais, fogueiras, fado e iguarias regionais.

Alguns dos costumes mais singulares são os casamentos de Santo António, em que casais são selecionados para consagrar o matrimónio numa cerimónia simbólica.

Na Avenida da Liberdade, cada bairro lisboeta participa com a sua própria marcha e traje típico, numa competição alegre que culmina com a escolha do bairro vencedor.

Há muitos outros momentos que tornam esta data especial e imperdível.

Para quem deseja viver a celebração no seu auge, é possível pernoitar gratuitamente no estacionamento de Santa Apolónia.

 

Festival do Perceve

A décima edição do festival realiza-se de 7 a 9 de junho, ao invés de no mês de setembro como tem sido habitual. Esta mudança deveu-se ao período mais propício para a apanha dos perceves – os “reis” do festival.

O famoso crustáceo das rochas da Costa Vicentina, é acompanhado por outros deliciosos petiscos, entre mexilhões, burgaus, papas de xerém e moreira frita. O festival realiza-se na “Capital do Perceve”, em Vila do Bispo. Além de iguarias tradicionais do local, o evento vai contar com concertos, expositores de doces, produtos regionais e artesanato.

Para pernoitar, poderá escolher o ASA Vento Norte em Vila do Bispo.

 

Palco do Bailão nas Sanjoaninas

As Sanjoaninas são uma das maiores festividades do arquipélago dos Açores e realizam-se no coração da cidade de Angra do Heroísmo. O tema deste ano é “Angra: teu nome é Liberdade”, em alusão aos cinquenta anos do 25 de abril.

De 21 a 30 de junho, o concelho inunda-se de concertos, desfiles, marchas, muita comida e talento. Os organizadores da grande festa relembram que 23 de junho “é sempre a noite mais longa e animada do ano”.

Poderá aparcar a sua autocaravana ou campervan no Parque de Campismo das Cinco Ribeiras.

 

Fogueiras de São João Alicante

Alicante comemora o início do verão com um festival de interesse internacional, as Fogueiras de São João (Hogueras de San Juan).

Uma das festividades mais tradicionais e animadas de Espanha, realiza-se anualmente entre os dias 20 e 24 de junho. Bandas, música, fogo de artifício e os “Ninots”, preenchem as ruas da cidade espanhola.

Os “Ninots” são figuras satíricas feitas em papel, cartão e madeira, que representam o “Mal” na sociedade. No dia 24 de junho, após a meia-noite, queimam-se todas estas esculturas, eliminando-se assim o “Mal”, à exceção de duas: um “Ninot” adulto e outro infantil são “salvos do fogo”. Muitas outras tradições dedicadas ao fogo decorrem ao longo de todo o festival.

Poderá estacionar o seu veículo e pernoitar no Camping El Jardín – Doctor Severo Ochoa, 39, 03560 El Campello, Espanha

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard