Na vertente de ‘Petcare’ a ‘MARS’ realizou um inquérito online que abrangeu todo o território nacional, com o objetivo de saber se as cidades portuguesas são ou não pet-friendly.
Tornar Portugal mais pet-friendly é o objetivo de mais 80% dos donos de animais de estimação. O estudo ‘A better world for pets: os animais de estimação em Portugal’ revelou dados significativos sobre as cidades portuguesas e a sua adaptação a animais de estimação.
A ‘MARS’ realizou um estudo em que 48% dos donos de animais de estimação afirmou “não conhecer nem frequentar locais pet friendly”. Um em cada três afirmou ter sido impedido de entrar em locais de negócio, comércio ou serviços por se encontrar na companhia do seu animal de estimação.
O retrato dos donos de animais de estimação em Portugal e a sua experiência sobre o quão pet-friendly são as cidades portuguesas é um dos objetivos do estudo da ‘MARS’. Bem como, destacar possíveis iniciativas de colaboração e projetos que possam facilitar a vida quotidiana de quem tem animais de estimação.
A consideração de cidade pet-friendly para os portugueses consiste em haver parques e zonas verdes suficientes e a implementação de políticas pet-friendly por parte das autarquias. No que diz respeito à opinião dos portugueses sobre as cidades serem ou não pet-friendly, os donos sentem falta de estabelecimentos de restauração que aceitem animais (45%), mais parques e zonas verdes (34%) e mais locais onde possam deixar os seus animais enquanto trabalham (32%).
As cidades portuguesas apresentam uma média de 7,3, numa escala de 0 a 10 em que 0 é nada amiga dos animais e 10 é muito amiga dos animais, o que se traduz num “Bom”.
Em Portugal, o cão é o animal de estimação mais popular em Portugal, representa 63% dos inquiridos. Em segundo lugar os gatos com uma presença de 58%. A presença destes animais na vida quotidiana dos seus donos é importante e viver numa cidade pet-friendly torna a rotina mais prática.