Este mês assinala-se o Dia Mundial da Atividade Física , uma data em que importa relembrar os benefícios da prática regular de exercício para o corpo e para a mente, mas também a necessidade de cuidar de forma adequada da nossa audição durante essa atividade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física frequente contribui para ajudar a prevenir e a controlar doenças não transmissíveis (doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, diabetes e cancro), bem como a melhorar a saúde mental, a qualidade de vida e o bem-estar. O exercício físico desempenha de facto um papel fundamental na promoção da saúde em geral, principalmente na saúde cardiovascular. Existe uma ligação estreita entre o nosso sistema cardiovascular e o funcionamento de órgãos e tecidos que envolvem o sistema auditivo. Tal acontece porque o nosso ouvido interno é uma região com muitos vasos sanguíneos e, por esse motivo, beneficia de hábitos que favorecem a circulação de sangue no corpo.
Se pratica alguma atividade física, ou se está a pensar introduzir esta rotina no seu dia a dia, aqui estão alguns cuidados essenciais a seguir para proteger a sua audição durante a prática de desporto: