Com o Dia Mundial da Atividade Física celebrado a 6 de abril , a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para o facto de a utilização de proteção ocular durante a prática desportiva reduzir em 90% o risco de lesão ocular.
Apesar de o desporto proporcionar inúmeros benefícios para a nossa saúde e bem-estar geral, segundo os especialistas da SPO, também apresenta desafios únicos para os olhos. A exposição prolongada ao sol, o contato com partículas de poeira e suor e o risco de lesões oculares são algumas das preocupações que os desportistas enfrentam.
Para promover a saúde ocular dos portugueses e a segurança durante as atividades desportivas, a SPO partilha cinco conselhos que deve ter em consideração:
- Utilize óculos de proteção e/ ou óculos de sol com proteção contra os raios UV – Para desportos de contacto, ou de alto impacto, como o futebol, basquetebol, golfe ou ténis, utilize óculos específicos, com ergonomia própria e lentes de materiais resistentes, para evitar lesões oculares. Já para os desportos praticados ao ar livre é fundamental usar óculos com proteção contra os raios UV. No caso das crianças, as armações devem ser flexíveis e resistentes, sendo que as lentes devem ser inquebráveis para prevenir lesões faciais graves. Assim, os pais devem consultar um médico oftalmologista para avaliar a necessidade de prescrição específica de óculos para desporto.
- Mantenha os olhos hidratados – Beber água regularmente e usar lágrimas artificiais, se for necessário, ajudará a manter-se hidratado e a prevenir a secura ocular.
- Higienize as mãos antes de estarem em contacto com os olhos – Se costuma utilizar lentes de contacto quando pratica exercício físico, lave bem as mãos antes de manuseá-las e siga sempre as instruções de higiene para impedir a ocorrência de infeções oculares.
- Faça pausas regulares – Se o tipo de desporto que pratica requer um foco visual intenso, é recomendado fazer pausas com frequência para reduzir a fadiga ocular.
- Consulte um médico oftalmologista com regularidade – Faça exames oftalmológicos regulares para monitorizar a saúde dos olhos e corrigir quaisquer problemas de visão que possam afetar o seu desempenho desportivo.
“A implementação eficaz de medidas de proteção ocular enfrenta um desafio significativo devido à falta de clareza e de conhecimento sobre os dispositivos mais adequados para cada contexto, incluindo o desporto. É portanto fundamental que a proteção ocular durante atividades desportivas seja um tópico prioritário abordado em consultas regulares com o oftalmologista, permitindo uma orientação personalizada e a promoção de uma visão saudável e segura para todos“, afirma Diogo Hipólito Fernandes, médico oftalmologista no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.