Portugal tem uma cidade entre as melhores para se viver

Schwarzkopf apresenta nova campanha protagonizada pela a atriz e produtora Sofía Vergara
15 de Fevereiro, 2024
NOS comemora os ÓSCARES® com iniciativas únicas para os amantes do cinema
15 de Fevereiro, 2024

Portugal tem uma cidade entre as melhores para se viver

De acordo com uma análise realizada pela Comissão Europeia (CE), a cidade do Norte de Portugal obteve uma taxa de satisfação de 94%.

A cidade de Braga destacou-se numa análise da Comissão Europeia (CE) sobre a qualidade de vida em diversas cidades europeias, ao conquistar um honroso 8º lugar no ranking das melhores cidades para se viver na Europa. O relatório contou com mais de 70.000 entrevistas e abrangeu um total de 83 cidades da União Europeia (UE), dos países da Associação Europeia de Comércio Livre(EFTA), do Reino Unido, dos Balcãs Ocidentais e da Turquia.

A cidade de Braga obteve uma taxa de satisfação de 94%, tal como as cidades de Rostock (Alemanha) e Cluj-Napoca (Roménia), que ficaram em 10º e em 9º lugar no respetivo ranking. Os critérios avaliados pela Comissão Europeia incluíram limpeza, segurança, oportunidades de emprego, transportes públicos e qualidade do ar, com os residentes de Braga a elogiarem a cidade nortenha de Portugal por ser um centro urbano seguro, tanto para os locais quanto para os imigrantes, e adequado para os idosos e as famílias com crianças pequenas.

Genebra (Suíça), Estocolmo (Suécia), Gdansk (Polónia), Leipzig (Alemanha) – estas quatro com 95%de taxa de satisfação –, Copenhaga (Dinamarca), Groningen (Países Baixos) – estas duas com 96%– e Zurique (Suíça) – esta com 97% – são as restantes cidades que compõem o top 10 do rankingdas melhores cidades para se viver na Europa. A cidade de Zurique, que ficou em 1º lugar, destacou-se em áreas como emprego, transportes públicos, serviços de saúde e qualidade do ar.

Apesar da satisfação geral, o relatório revelou um ligeiro declínio em comparação com os resultados de 2019. Os europeus reconhecem mais oportunidades de trabalho nos grandes centros urbanos, mas na generalidade preferem viver em cidades menores, que têm vantagens como a maior segurança durante a noite, a limpeza das ruas e a satisfação com a oferta de espaços públicos, de habitação e de cuidados de saúde.

Por outro lado, esta análise também revelou as 10 cidades com as piores classificações, onde se destacam Podgorica (Montenegro, 77% de taxa de satisfação), Miskolc (Hungria, 74%), Skopje (Macedónia do Norte, 72%), Roma (Itália, 71%), Belgrado (Sérvia, 69%), Nápoles (Itália, 66%), Tirana (Albânia, 66%), Istambul (Turquia, 65%), Atenas (Grécia, 65%) e Palermo (Itália, 62%). De realçar que entre estas 10 cidades, três são italianas e uma delas [Palermo] é mesmo a pior cidade para se viver na Europa.

Com esta análise realizada pela Comissão Europeia, a cidade de Braga, em Portugal, volta a ser reconhecida – em 2021 foi eleita o melhor destino turístico do continente europeu – e solidifica ainda mais a sua reputação como uma cidade exemplar para se viver, destacando-se em áreas cruciais para a qualidade de vida de todos os seus residentes.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard