Nos últimos anos tem-se verificado um aumento significativo de diagnóstico de alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares. Muitas vezes não é possível realizar uma distinção e os sintomas podem ser confundidos.
O maior acesso a testes médico e a melhorias dos métodos de diagnóstico são dois fatores que têm impulsionado este aumento de diagnósticos. No entanto, é necessário entender as principais diferenças entre três condições frequentemente confundidas, para isso a ‘PronoKal’ explicou alguns dos sintomas.
Intolerância alimentar
Ocorrem quando o nosso organismo não consegue digerir corretamente um determinado alimento e este causa uma irritação no sistema digestivo. Estes podem facilmente ser confundidos com a alergia alimentar, o seu início não é tão imediato, uma vez que apenas ocorrem horas seguintes à digestão.
Alergia alimentar
Uma resposta exagerada e imediata do sistema imunitário ao contacto com o alergénio presente no alimento consumido. Sintomas claro e ocorrem de forma instantânea. Em casos mais graves pode ocorrer uma condição muito grave e potencialmente fatal, o conhecido choque anafilático, sendo necessária a medicação apropriada.
Sensibilidade alimentar
Desencadeada por uma reação inadequada do sistema imunitário à ingestão de determinados alimentos. Ao contrário das alergias, os sintomas podem ser mais subtis e passar despercebidos, com manifestações que podem demorar dias ou até semanas a surgir.