Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares recriam o texto de Molière numa produção que está pela primeira vez em Lisboa.
“O Misantropo”, por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière, estreia em Lisboa já em novembro. A comédia do dramaturgo francês apresenta-se à ‘corte’ lisboeta no Teatro Tivoli BBVA entre 22 e 28 de novembro.
Com encenação de Mónica Garnel e texto de Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares, esta comédia de costumes, produzida pelo Teatro Nacional D. Maria II, conta com Ana Guiomar, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho, Manuel Moreira e Mário Coelho no elenco.
“Que feliz acaso vos trouxe a este lugar?” é a interrogação que acompanha esta trama que se apresenta no Teatro Tivoli BBVA no ano do centenário e numa altura em que o Teatro Nacional D. Maria II continua em itinerância pelo país:
“No ano em que assinalamos o centenário do Teatro Tivoli BBVA procuramos unir esforços com entidades e parceiros que dignifiquem a cultura e enalteçam o talento em português. Por isso é com grande satisfação que recebemos o Teatro Nacional D. Maria II e, em especial, este projeto de grande sucesso”, destaca Paulo Dias, Administrador do Teatro Tivoli BBVA.
“Estamos muito contentes por poder finalmente apresentar esta reescrita d’O Misantropo ao público de Lisboa, depois da estreia em Bragança, em 2023, e de quase um ano de circulação por todo o país. O Teatro Tivoli BBVA é o parceiro ideal para podermos trazer este espetáculo a Lisboa e mostrá-lo a um público ainda mais alargado”, afirma Pedro Penim, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II.
Esta peça resulta de uma tradução livre de Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares da obra de Molière, um dos maiores dramaturgos franceses (XVII). Esta produção, com um cunho português mantém, no entanto, a génese daquela que é uma obra sobre moralidade e convivência social.
A trama decorre durante os ensaios d’O Misantropo de Molière, no qual a companhia se prepara para apresentar à corte esta prestigiada obra clássica. O grupo de atores tem os nervos à flor da pele por se tratar da estreia desse espetáculo e o desejo de agradar ao Rei, numa data em que se assinala o 14º aniversário do Real matrimónio, alimenta o nervosismo nos bastidores.
Os bilhetes para “O Misantropo”, por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière, já estão à venda em Ticketline e nos locais habituais.