NIVEA, em parceria com a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, apoia bebés prematuros por meio do Kangaroo Care. O método envolve o contacto pele a pele entre o bebé e os pais, oferecendo inúmeros benefícios comprovados para a saúde dos recém-nascidos prematuros.
Com o propósito de melhorar a vida dos bebés prematuros e das suas famílias, NIVEA apoia financeiramente o projeto da XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro com 90.000€, durante um período de 3 anos.
O apoio será destinado para o método Kangaroo Care, que consiste no contacto pele com pele do bebé com os pais, e será revertido na compra de materiais específicos e essenciais para aplicação da técnica. Os diversos materiais incluem cadeirões ergonómicos, bandas de suporte para os bebés e molas de segurança para equipamentos médicos.
Além disso, serão produzidos materiais educativos, como brochuras e vídeos, que oferecem orientações e informações detalhadas aos pais e profissionais de saúde sobre o método em causa, para que possam implementar com confiança a técnica em prol do desenvolvimento saudável dos bebés.
Numa primeira fase, o projeto envolve Hospitais de Nível III, que incluem Unidades de Neonatologia com Cuidados Intensivos e Intermédios Neonatais, podendo ser expandida para Hospitais de Nível II, ou seja, os hospitais com Unidades de Neonatologia que não dispõem de Cuidados Intensivos Neonatais, mas apenas de Cuidados Intermédios Neonatais.
“Estamos cientes que existem inúmeros benefícios comprovados do toque físico para a saúde e, por isso, promovemos o contacto pele com pele. Para nós, na NIVEA, a pele está em primeiro lugar e a parceria com a Associação XXS tem um enorme significado e reforça o nosso propósito e os nossos valores, como o cuidado, a confiança e a união”, afirma Gonçalo Tavares, Country Commercial Manager da Beiersdorf Portugal.
Kangaroo Care
Segundo a Dr.ª Teresa Tomé, Neonatologista e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, “o nascimento prematuro condiciona sentimentos e vivências particulares para os pais e riscos de sequelas neurosensoriais para o recém-nascido”.
Assim, o contacto pele a pele, designado por Kangaroo Care, “tem comprovadamente vantagens para a mãe e para o recém-nascido. No recém-nascido condiciona, a curto prazo, maior facilidade na estabilização, maior facilidade no ganho ponderal, maior sucesso no aleitamento materno redução do tempo de internamento. Para a mãe é evidente maior vinculação, maior facilidade na aquisição das competências parentais, maior estabilidade emocional e maior sucesso no aleitamento materno.”, afirma a Dr.ª Teresa Tomé.
“Este é um projeto que nos diz muito tendo em conta a sua importância para a qualidade de vida do bebé que nasce prematuro, mas também no impacto que tem para os pais.” refere Paula Guerra, presidente da Associação XXS.
“Em 2023, na sequência do lançamento de novas linhas de orientação muito relevantes para os cuidados de bebés prematuros ou de baixo peso à nascença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou novos recursos programáticos e políticos sobre Kangaroo Mother Care (KMC), incluindo um documento de posição global e uma estratégia de implementação para os decisores políticos e gestores de programas de saúde. Estas diretrizes recomendam o KMC como padrão essencial de cuidados – começando imediatamente após o nascimento – para todos os bebés que nascem cedo demais (antes das 37 semanas de gravidez) ou mais pequenos (com menos de 2,5 kg). Estamos por isso muito felizes por este apoio e pela dinamização que vamos promover desta importante prática nas unidades de neonatologia de todo o país.”, acrescenta ainda Paula Guerra.