Sabemos que devemos beber pelo menos 1,5l de água por dia mas nos dias mais frios é capaz de não conseguir ingerir a quantidade recomendada. Veja as dicas dadas por uma nutricionista.
A ingestão de água é importante para que nos mantenhamos sempre hidratados. Além disso, todos sabemos que o nosso corpo é constituído por 75% deste líquido. A água desempenha funções vitais tais como o transporte de nutrientes, a eliminação de toxinas, regulação da temperatura corporal, proteção das articulações, regulação do trânsito intestinal, entre outras.
Porém, quando não sentimos sede é normal nem pensarmos em ingerir água e isso acontece muito na altura do inverno. Porém, mesmo sem sede, há vários sintomas que indicam que o corpo pode estar desidratado. Fadiga, dores de cabeça e obstipação são os mais comuns. Infelizmente, para muitas pessoas torna-se um sacrifício ingerir água. Para ajudar na missão de aumentar o consumo deste líquido, a nutricionista Catarina Sofia Correia dá-lhe algumas dicas.
1-Beba assim que acordar
Se começar a beber um copo de água assim que acorda irá tornar-se um hábito e está a contribuir para uma maior ingestão da bebida.
2-Ande sempre com uma garrafa de água
Levar uma garrafa de água na sua mala ou mochila ou até tê-la sempre à vista no seu local de trabalho fará com que se lembre de beber. Opte por garrafas amigas do ambiente como as de vidro ou as de inox.
3-Coloque uma garrafa de água em local à vista
Quando está em casa aposte em colocar uma garrafa em zonas visíveis e em que passa mais vezes durante o dia. Assim, ao olhar para a água vai se lembrar de beber um pouco.
4-Definir objetivos
Hoje já há no mercado garrafas com marcações de horas para que beba a quantidade certa até determinado horário. Desta forma, vai se sentir obrigado a cumprir.
5-Água aromatizada e chás
O seu problema é sentir que a água não tem sabor? Então procure ingerir chás ou colocar um pau de canela, hortelã, limão ou frutas na água.