Mais de metade dos portugueses nunca realizaram um teste para o VIH

Uma Black Friday épica. Aproveite as melhores ofertas para as suas prendas de Natal
27 de Novembro, 2024
Da fórmula 1 à árvore genealógica, os melhores livros para oferecer neste Natal
28 de Novembro, 2024

Mais de metade dos portugueses nunca realizaram um teste para o VIH

Um estudo que teve como principal objetivo aferir as perceções da população portuguesa sobre o VIH em várias dimensões, ‘Awareness da População Portuguesa sobre o VIH’. Conduzido pela Spirituc para ViiV Healthcare, este veio como forma de consciencialização.

Um estudo sobre os conhecimentos da população portuguesa sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) foi divulgado na passada terça-feira, dia 28 de novembro, como forma de antecipar o Dia Mundial de Luta contra a Sida que é no dia 1 de dezembro, próxima segunda-feira.

Os dados revelaram que mais de metade dos portugueses nunca realizaram um teste para o VIH. Também se verificou um cenário preocupante em relação ao conhecimento e perceções sobre o vírus. A maioria da população (95,2%) sabe o que é sida, no entanto, o estudo conduzido pela Spirituc para ViiV Healthcare, expõe lacunas na compreensão da doença, das suas vias de transmissão e métodos de prevenção.

Estas lacunas demonstram o estigma sobre a transmissão e os métodos de prevenção, o que perpetua a desinformação. O diretor-geral da ViiV Healthcare, André Mendes destacou que os “resultados deste estudo são um alerta para a necessidade de intensificar os esforços na luta contra o VIH em Portugal”.

Apesar da maioria ter um conhecimento geral sobre a gravidade do VIH, há preconceitos alarmantes que persistem, uma vez que 51,6% dos inquiridos que associam a doença a “perfis específicos”, entre eles, drogas injetáveis (83,9%) e homens homossexuais (77,4%).

Isto gera uma barragem de acesso à testagem e tratamento, perpetuando o ciclo de transmissão, 55% dos inquiridos nunca realizaram um teste de VIH e apenas 57% estão dispostos a pagar por medicamentos preventivos, o que demonstra uma necessidade maior para campanhas de sensibilização e informação.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard