Já pode visitar os palácios de Sintra sem pagar. E há também museus que têm sempre entrada gratuita

A Intimissimi lançou um produto que protege a roupa delicada durante as lavagens
4 de Janeiro, 2024
Elon Musk é o homem mais rico do mundo. E quem são as mulheres mais poderosas?
4 de Janeiro, 2024

Já pode visitar os palácios de Sintra sem pagar. E há também museus que têm sempre entrada gratuita

Museus

A partir de 2 de janeiro todos os residentes em Portugal podem visitar os palácios e monumentos de Sintra sem qualquer custo aos domingos e feriados, mas há também museus em lisboa que pode visitar de forma gratuita. Saiba quais são.

A partir de 2 de janeiro, os domingos e feriados tornam-se os dias de acesso gratuito para todos os residentes em Portugal aos monumentos e parques sob a gestão da Parques de Sintra. Esta medida, inicialmente aplicada apenas aos moradores do concelho, agora se estende a todos os cidadãos do país. Monumentos como o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Monserrate, o Palácio Nacional e os Jardins de Queluz, bem como o Chalet da Condessa d’Edla, estarão abertos gratuitamente todos os domingos e feriados.

Além desta iniciativa, alinhada com a Direção Geral do Património Cultural para aumentar o acesso dos cidadãos nacionais aos monumentos, a Parques de Sintra apresenta outras novidades: aqueles que optem pela compra antecipada de bilhetes online, com uma antecedência mínima de três dias, recebem um desconto imediato de 15%, o que resulta numa poupança de até 3€ em relação ao preço padrão. No caso específico do Palácio Nacional da Pena, o sistema atual de reserva de data e hora permanece, mas será implementada uma redução de aproximadamente 15% na quantidade diária de visitantes.

Mas, se quiser ver uma exposição em qualquer dia da semana com entrada gratuita, poderá visitar também vários museus em Lisboa e arredores. Descubra quais são.

Museus com entrada gratuita

Museu do Dinheiro

Este museu é dedicado ao dinheiro, mas começou por ser uma Igreja- a de São Julião (em finais do século XVIII) e mais tarde tornou-se uma caixa forte e estacionamento do Banco de Portugal. Hoje, ao visitar poderá conhecer a história do dinheiro e a sua relação com a sociedade. Localiza-se no Largo de São Julião, em Lisboa e pode ser visitado de quarta a sábado das 10h às 18h.

Museu da Dermatologia Portuguesa

O museu tem centenas de máscaras de cera onde é possível ver os efeitos dermatológicos de várias doenças, sobretudo a sífilis. A coleção, situada no Salão Nobre do Hospital dos Capuchos e está aberto apenas à quarta-feira, das 14.00 às 17.00.

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

É a sede da Fundação José Saramago e também um dos núcleos do Museu de Lisboa. De forma gratuita poderá ver parte da antiga muralha romana de Lisboa tal como peças que foram recolhidas durante as intervenções arqueológicas, com destaque para objetos usados no quotidiano da Casa dos Bicos antes do terramoto de 1755. O núcleo está aberto de segunda a sábado das 10h às 18h.

Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA

Situado no Regimento de Engenharia nº 1 da Pontinha, foi este o local que acolheu o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. Foi também o local onde estiveram detidas várias figuras como Marcelo Caetano e Silva Pais. Pode visitar de quinta a domingo entre as 15h e as 19h e se quiser uma visita guiada terá de fazer marcação.

 

Leia mais artigos sobre Sociedade aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard