Esta segunda-feira é considerada o dia mais triste do ano. Saiba quem criou este fenómeno e as razões para que este dia seja denominado como o mais deprimente.
Hoje, 15 de janeiro, não é um dia qualquer. É a Blue Monday, ou seja, o dia mais triste do ano. Mas porque foi escolhido este dia e qual a origem do fenómeno? Fomos descobrir. A verdade é que o dia mais triste do ano ocorre sempre na terceira segunda-feira de janeiro isto porque, as segundas são sempre os dias mais odiados da semana.
A Blue Monday foi um conceito criado em 2004 pelo psicólogo Cliff Arnall a pedido da agência de viagens Sky Travel que pretendia promover uma campanha de inverno. A partir daí, inúmeras marcas tiram proveito deste dia para lançarem campanhas promocionais.
E porquê em janeiro? As razões passam por já terem passado as festas (o natal e ano novo) e por ser o mês mais frio. Segundo o ” The Independent”, outra das justificações é o facto de nesta quinzena as pessoas começam já a pensar que não estão a cumprir com as resoluções de Ano Novo ou a desmotivação e melancolia surgem.
Este dia é também considerado uma jogada de marketing. Os consumidores ao saberem que é o dia mais triste do ano, ainda se sentem pior e com isso, ficam vulneráveis. Logo, a publicidade e as promoções são bastante atrativas e captam a atenção de forma a existir um maior número de vendas.