Uma das recomendações para a manutenção de hábitos saudáveis na alimentação é a ingestão de cinco peças de fruta e legumes por dia.
Paralelamente, a ingestão de frutas e legumes da época é altamente recomendada, dada a sua riqueza nutricional e por terem um menor impacto ambiental. É neste sentido que a Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, dá a conhecer as frutas e legumes de agosto.
Comer de forma equilibrada é bom, e fazê-lo respeitando a sazonalidade das frutas e legumes, privilegiando os produtos locais, é muito melhor! E quais são as frutas e legumes a comprar em agosto?
Muitos pensam que o ananás e o kiwi são as frutas de verão, pelo seu sabor exótico, as suas cores vivas… e sim, há uma grande tendência para comprá-los nesta estação. No entanto, para chegar a Portugal em meados de agosto, estas frutas certamente terão percorrido mais de 9000 km.
Consumir produtos sazonais e locais é do interesse de todos.
Frutas de Agosto
Os frutos vermelhos estão em destaque! Framboesas, groselhas, amoras e mirtilos. Num batido para refrescar ou num crumble para os mais gulosos. Agosto é a oportunidade perfeita para despertar o paladar! Muito ricas em antioxidantes, estas pequenas bagas energizam o corpo, ajudam o metabolismo e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
As rainhas das tortas também não ficam de fora. Colhidas na árvore ou desenterradas nos corredores do mercado: as ameixas. Ricas em fibras e fontes de vitaminas e minerais.
Por último, mas não menos importante, os essenciais para saladas de fruta e noites amenas de verão: as nectarinas e o melão! Doces e salgados acompanhados de presunto cru como entrada ou como velouté.
Uma sugestão da Phenix para escolher o melão certo: acima de tudo, deve ser pesado e cheirar bem. É importante observar o pedúnculo, se ele sair e aparecer uma pequena rachadura externa, é porque está bom!
Legumes de Agosto
No verão, a maioria das pessoas evita ligar o forno e as saladas são as salvadoras das grandes temperaturas: pepino, milho, tomate, alface estão na estação. É uma oportunidade para não ter que cozinhar e saborear os alimentos crus que a natureza oferece.
Agosto também é época de vegetais ensolarados: curgete, beringela e pimentão. Salteados ou gratinados, podem ser cozinhados de qualquer forma. Uma pequena sugestão: o alho realça o sabor das receitas e também é da época!
Por fim, as férias podem servir de desculpa para testar vegetais esquecidos: erva-doce, acelga, funcho. No caso deste último, antigamente utilizado pelas suas propriedades medicinais, pode ser consumido cru numa salada com um pouco de sumo de limão ou cozinhado num gratinado. Quanto às acelgas, geralmente são consumidas em sopa ou gratinadas. No entanto, várias receitas originais sugerem que sejam incorporadas em saladas mistas. O seu sabor é ligeiramente semelhante ao do espinafre.