A bancada da cozinha é normalmente o local onde colocamos grande parte dos objetos que queremos que estejam sempre à mão. Mas, saiba que há objetos que não devem estar nesse local.
Normalmente, deixamos eletrodomésticos em cima da bancada tais como a máquina de café e a torradeira. Porém, acabamos por deixar lá muitas mais coisas. Quem nunca deixou medicamentos, folhetos de supermercado, especiarias ou alimentos, que atire a primeira pedra. A bancada torna-se num depósito de coisas e a desarrumação é sempre visível. Além disso, dificulta a limpeza e cria uma sensação pouco prazerosa quando tiver de cozinhar. Saiba que objetos devem ficar bem afastados da bancada da cozinha.
Sabe aqueles snacks e doces que normalmente deixa em local visível? Nem pense em colocá-los na bancada. Para evitar tentações guarde-os em locais menos acessíveis.
Se não usa diariamente alguns eletrodomésticos que tem na bancada como liquidificadores ou tostadeiras, então o melhor é guardar. Só estão a ganhar pó e a deixar a cozinha muito cheia.
Cartas do correio e folhetos de supermercado são comuns ficarem esquecidos na cozinha. Evite levá-los para a divisão. Além de darem um ar desorganizado podem transferir tinta para a superfície.
É comum deixar aqueles serviços de pratos que só usamos em dias especiais ou até mesmo travessas e outros recipientes em cima da bancada. Esqueça de uma vez por todas já que acumulam muito pó.
Não deixe as especiarias na bancada, especialmente se tiverem mesmo ao lado do fogão. Enquanto estamos a cozinhar, o calor prejudica a qualidade das especiarias e até pode modificar o seu sabor.
Este tempero não deve estar exposto à luz solar. Por isso, certifique-se que deixa a garrafa em local fresco e escuro como a dispensa ou um armário de forma a preservar a sua qualidade.
Previna derrames indesejados e não deixe produtos de limpeza na bancada, especialmente na zona onde costuma preparar os alimentos.