Há uma dieta que segundo um ranking foi considerada a melhor e até é capaz de aumentar a esperança média de vida. Saiba qual é.
Uma alimentação equilibrada é essencial para que tenhamos saúde. Mas, com tantos tipos de dieta haverá alguma que seja melhor, trazendo mais benefícios? Sim. O novo ranking do US News & World Report revela, pelo sétimo ano consecutivo, que a melhor dieta é a mediterrânea. Uma dieta que faz parte da gastronomia dos portugueses e que se trata de uma alimentação saudável que prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais, baseando-se nos sabores e tradições da região mediterrânea.
E quais as razões? Reduz o risco de doenças crónicas, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 e melhora ainda a saúde dos ossos e das articulações. Além disso, a dieta mediterrânea contribui para uma maior esperança média de vida, dizem os investigadores. E por mais que este tipo de alimentação faça parte do nosso dia-a-dia, será que sabe realmente em que consiste esta dieta? Veja as indicações do US News & World Report.
Esta prioriza o azeite como principal fonte de gordura, além de frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, frutos secos e peixes. Evita-se o consumo de produtos industrializados como os alimentos congelados e pré-prontos.
-Comer frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, nozes, legumes, azeite, ervas e especiarias diariamente;
-Incluir marisco e peixe pelo menos duas vezes por semana;
-Aves, ovos, queijos e iogurtes podem ser consumidos com moderação;
-Carne vermelha e doces devem ser ocasionais;
-Um copo de vinho tinto por dia;
-Exclua gordura saturada, açúcar e sódio;