A dona da padaria Pão de Gimonde, em Bragança foi premiada como a melhor do mundo. Tornando-se primeira mulher a receber uma distinção que se dedica à arte de fazer pão.
Uma padaria portuguesa foi distinguida com o prémio ‘World Baker of the Year’ em Veneza, Itália. A Padaria Pão de Gimonde, que tem como diretora executiva Elisabete Ferreira e agora considerada a Melhor Padeira do Mundo.
Uma distinção que costuma ser atribuída a profissionais que se destacam no setor pela inovação e por manterem os hábitos artesanais. A padaria do Norte do país apareceu nos anos 1960, na aldeia de Gimonde e Elisabete Ferreira que está à frente do negócio desde 1985 foi distinguida pelo pão que a sua padaria faz, sem pressa e com ingredientes pouco comuns, como a castanha, a beterraba e a abóbora.
Um destaque à “dedicação e excelência de Elisabete na preservação da arte da planificação e a sua inovação”, sendo a primeira mulher a receber esta distinção no setor. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte elogiou Elisabete pelo prémio e destacou também o seu empenho ao longo dos 30 anos de trabalho.
A terceira geração de uma família ligada ao setor que recebeu a distinção atribuída pela União Internacional de Panificação e Pastelaria (UIBC). Apesar de ser um marco importante para Portugal, também o é para as mulheres, “Elisabete tem inspirado novas gerações, especialmente mulheres, a seguirem os sues sonhos e a elevarem os padrões”.