Boas notícias. Os portugueses compraram mais livros em 2023

Descubra a coleção KIWI™, a novidade de FOREO que vai querer conhecer
22 de Janeiro, 2024
Mia Rose foi pedida em casamento. Veja as fotos
23 de Janeiro, 2024

Boas notícias. Os portugueses compraram mais livros em 2023

Parece que os portugueses andam a interessar-se mais pela leitura já que o ano passado leram mais livros. Porém os dados não parecem ser surpreendentes para a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

No ano passado a venda de livros aumentou 3,6 por cento em relação ao ano de 2022, segundo dados recolhidos pela GFK Portugal. Mais precisamente, em 2023, venderam-se 13.176.303 livros. Assim, a faturação do mercado livreiro foi de 187,2 milhões de euros, face aos 175 milhões do ano passado, representou um aumento de sete por cento.

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) considera que embora os números tenham subido, não houve um aumento tão significativo como o apresentado em 2021 e 2022. Estes dados indicam uma estabilização do mercado depois de em 2020 ter sido um ano de rutura. Por isso, a APEL apela para a resolução das fragilidades do setor editorial e livreiro.

Porém, os números relacionam-se também com o aumento dos preços das obras. Em 2023, o preço médio de um livro vendido sofreu aumentos de 3,3 por cento, elevando o valor para 14,21 euros, segundo a APEL. A maioria dos livros vendidos (cerca de 34,1 por cento) encaixam-no segmento infanto-juvenil, seguindo-se a ficção (32,3 por cento) e a não-ficção (30,2 por cento). Porém, relativamente à maior faturação, os de ficção foram os que mais contribuiriam.

Quanto ao local de compra, os portugueses continuam a preferir as livrarias aos supermercados.

 

Leia mais artigos sobre Lifestyle aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard