Barbie celebra os seus 65 anos com uma homenagem a várias role models globais que inspiram histórias e moldam o futuro, mas também com a expansão do Projeto Dream Gap com a Inspiring Girls Internacional e ainda com um vídeo que inclui diversas personalidades reconhecidas portuguesas
Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher, celebra-se também o aniversário da Barbie, uma das marcas mais icónicas do mundo que reafirma o seu compromisso de incentivar e inspirar as meninas a abraçarem todo o seu potencial, , através do poder do storytelling de diversas role models. Há mais de seis décadas a quebrar fronteiras, entre inúmeras iniciativas e parcerias estabelecidas para assinalar a data, a marca apresenta um vídeo #BarbieHistóriasInspiradoras, protagonizado por personalidades portuguesas como Inês Castel-Branco, Iva Domingues, Raquel Strada, Isabel Stilwell, entre outras figuras femininas, que alavanca o propósito do Projeto Dream Gap, reforçando como estes exemplos de mulheres reais dão vida ao claim da marca “Tu Podes Ser o que Quiseres” – VER VÍDEO.
Desde a sua criação, a Barbie tem desempenhado um papel fundamental na vida de milhões de raparigas, incentivando a autoexpressão, a confiança e a ambição através de mais de 250 profissões e narrativas envolventes. Desta forma, como ícone cultural, a Barbie transcendeu fronteiras tornando-se um símbolo de progresso e inclusão, de forma a ajudar a moldar o futuro inúmeras meninas.
“A história da Barbie nunca foi só sobre ela própria. É sobre as inúmeras crianças que inspirou e os milhões de histórias que ajudou a imaginar ao longo do caminho”, afirma Krista Berger, Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Dolls. “Nos últimos 65 anos, a Barbie tem usado a sua plataforma global para encorajar as meninas a sonharem em grande, a explorarem o seu potencial ilimitado e a comandarem a sua própria narrativa, de forma a moldarem o seu futuro. Ao celebrarmos este aniversário, reconhecemos as mais de seis décadas de histórias que a Barbie ajudou a escrever e a boneca que continua a dar a todos a oportunidade de sonhar – e de sonhar em grande”.
No seu 65º aniversário, a 9 de março, a marca dá início a um movimento de partilha de histórias de empoderamento e dá vida ao seu legado lendário através dos olhos e das palavras de fãs de todo o mundo, começando por alguns dos mais famosos storytellers. Assim, entre as diversas iniciativas globais, destaca-se a homenagem a várias figuras internacionais de grande relevância, que encaram a missão da Barbie e inspiram através das suas histórias reais, com o lançamento de bonecas feitas à sua semelhança, de forma a celebrar o Dia Internacional da Mulher. Nomes como Viola Davis, artista, produtora e autora de Best-Sellers e ativista nos Estados Unidos, a superestrela Shania Twain como uma das mais famosas pioneiras da música e da moda no Canadá. Na austrália, Kylie Minogue, uma artista de renome mundialmente conhecida e, do outro lado do mundo, Nicole Fujita, uma modelo e personalidade televisiva também estará presente nesta homenagem. Conta-se ainda com Maria Gomez no Brasil, criadora de conteúdos oriunda das comunidades indígenas, e Lila Avilés, realizadora, produtora e argumentista mexicana. Quanto às Role Models europeias, destacam-se Enissa Amani, uma comediante de stand-up e ativista política alemã e Dame Helen Mirren, a aclamada atriz britânica, protagonista de vários filmes de renome.
Já em Portugal, esta celebração reflete-se na criação de um vídeo sob o mote #BarbieHistóriasInspiradoras, a qual contou com figuras públicas como a atriz Inês Castel-Branco, a apresentadora Iva Domigues, mas também Joana Schenker que recebeu a primeira Barbie bodyboarder feita à sua imagem, a escritora e jornalista Isabel Stilwell, a apresentadora e atriz Raquel Strada e a Anna Lins chef de renome internacional. Cada uma destas figuras femininas, contribuiu para a ação partilhando o seu testemunho e história com a Barbie, de forma a incentivar meninas a sonharem mais alto, fazendo-as acreditar que poderão ser aquilo que sempre ambicionaram.
Estas são personalidades que são parte integrante da história da Barbie no país, ao terem sido homenageadas através da iniciativa Barbie Awards – uma ação que decorreu entre 2017 e 2018 e que atribuiu bonecas feitas semelhança de diversas figuras femininas portuguesas para as celebrar – e da iniciativa Barbie Role Models, que destaca anualmente um personalidade feminina que se distingue pela sua excelência, com o objetivo de mostrar através de exemplos reais que todas as meninas podem ser o que quiserem. Neste sentido, em Portugal, a Barbie contou com a participação da atriz Mariana Monteiro em 2019, para o concurso escolar que tinha como objetivo valorizar o papel da mulher na história nacional, inspirando os adultos de amanhã a sonharem sem limites. Já em 2020 foi homenageada globalmente e internacionalmente Teresa Bonvalot, surfista portuguesa que integrou os jogos Olímpicos e, mais tarde, ainda no âmbito de incentivar meninas a descobrirem o seu potencial, foi desenvolvido o programa “Meninas na Ciência powered by Barbie” que contou com o apoio da cientista e professora Elvira Fortunato, enquanto Role Model Barbie, e que tinha o objetivo de apoiar jovens cientistas, oferecendo uma bolsa de estudo no valor 3000€ para ingressar num curso de Ciências ou Tecnologias da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Lisboa. O Mais recentemente, de mão dada com a role model Jéssica Silva, jogadora profissional de futebol, uma turma de primeiro ciclo de Campo de Besteiros, teve a oportunidade de passar o dia com a futebolista para uma ação didática na Cidade do Futebol. Esta ação resultou no reforço da valorização, de forma simples, clara e divertida do total potencial destas crianças, mostrando-lhes que também elas poderiam ter um futuro brilhante.
Todas estas ações são desenvolvidas no âmbito do Projeto Dream Gap, criado para combater uma lacuna identificada pela Barbie, que se manifesta entre os 5 e os 7 anos, em que as meninas deixam de acreditar no seu potencial. Neste aniversário a Barbie reafirma o seu compromisso com o projeto, no seu 3º ano de parceria com a Inspiring Girls International. Esta parceria inclui o desenvolvimento de um programa com a duração de um ano, centrado no empoderamento e no crescimento de meninas com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, em sete países de todo o mundo, através de workshops. O programa personalizado ajudará a encorajar estas meninas a explorar diversos interesses profissionais, desenvolvendo capacidades de liderança de forma a ganharem novamente confiança e inclui ainda mulheres líderes de sucesso e modelos a seguir da Barbie, que sublinharão a mensagem de que “Tu Podes Ser O Que Quiseres”. Para além disso, para ajudar a “fechar” o Dream Gap, a Barbie fez mais de 2 milhões de dólares em donativos, desde o início de 2019, a Organizações sem Fins Lucrativos que tenham as ferramentas necessárias para criar mais oportunidades de crescimento para as meninas, inspirando-as através de mais de 250 profissões.
Ainda nestas celebrações do 65º aniversário da marca, a Barbie lança uma coleção exclusiva de aniversário de produtos que relembram as mais emblemáticas carreias da boneca, bem como as novas adições à linha Fashionistas, inspiradas no legado da Barbie ao longo dos anos. Desta forma a marca destaca a linha Barbie Carreias 65º Aniversário, promovendo três das profissões mais populares desde a sua criação, como a Barbie Estrela Pop, Barbie Veterinária e Astronauta. De forma a homenagear a primeira Barbie, criada em 1959 a equipa da Mattel, (re)inventou a boneca atribuindo-lhe um look clássico, dando-lhe vida com um vestido preto e branco e óculos de formato olho de gato. A inclusão é algo muito importante de que a marca se orgulha e que cada vez mais tem vindo a trabalhar, estando presente na linha de bonecas Fashionistas onde é possível de encontrar mais de 35 tons de pele, 97 estilos de cabelo e nove tipo de corpos, onde a Barbie Síndrome de Down é também estrela, assim como a Barbie cadeira de rodas. Foram ainda criados produtos colecionáveis com outras marcas Mattel, de que é exemplo o UNO Canvas™ Barbie e o Hot Wheels® Barbie 65º Aniversário Corvette C8.R.
O 65º aniversário da Barbie segue-se ao lançamento em 2023 do filme da Barbie, criado em parceria com a Warner Bros. Pictures, um momento marcante na história da marca.. Desde a sua estreia nos cinemas em julho do ano passado, o Barbie, The Movie, foi aclamado pela crítica e premiado, tendo batido vários recordes de bilheteira, tornando-se o filme com maior venda de bilhetes de 2023 – sendo este um filme que não poderia não ser realizado por uma mulher, Greta Gerwig.
Após o aniversário da Barbie, a 9 de março, a marca continuará a celebrar ao longo do ano, e promete incluir parcerias adicionais nos próximos 65 dias e outras atividades durante o outono. Mais informações sobre colaborações temáticas Barbie e celebrações em retalhista podem ser encontradas na Dropbox enviada.