Associação Natureza Portugal é agora WWF Portugal

I Do: Está de volta a coleção da Andreia Professional que faz brilhar (ainda mais) as noivas
28 de Fevereiro, 2025
MO assinala o Dia do Pai com uma coleção especial para comemorar a cumplicidade entre pais e filhos
3 de Março, 2025

Associação Natureza Portugal é agora WWF Portugal

A WWF Portugal torna-se o mais recente escritório nacional da rede WWF, algo que não acontecia há cinco anos desde a criação da WWF Colômbia em 2020, mantendo todos os recursos e conhecimentos adquiridos ao longo do percurso da agora extinta ANP.

A WWF Portugal nasce hoje da anterior Associação Natureza Portugal (ANP), concluindo um processo de sete anos em que esta ONG portuguesa trabalhou em conjunto com a rede WWF. Ao longo deste tempo, foram desenvolvidos e implementados 90 projetos, formada uma equipa sólida e alcançada a autossuficiência do escritório português. 

A diretora executiva da WWF Portugal, Ângela Morgado, expressa com orgulho a sua satisfação pela equipa. “A WWF Portugal está de parabéns. Este é um momento histórico para o ambientalismo em Portugal e a realização de um sonho, não só para nós que aqui trabalhamos, mas também para os nossos apoiantes e parceiros que sempre confiaram em nós. Seguiremos firmes na nossa missão: agir com coragem para colocar a Natureza no centro das decisões e fazer do futuro do planeta a nossa prioridade”.

Kirsten Schuijt, CEO da WWF Internacional, reforça esta mensagem ao afirmar que “é com grande orgulho que Portugal passa a integrar a rede de escritórios da WWF enquanto escritório nacional. Este reconhecimento é mais do que merecido, pois os resultados no terreno mostram mudanças reais na conservação da natureza no país”.

WWF Portugal estreia-se com campanha de notoriedade

Para assinalar esta transição, foi criada a campanha “Amigos de Estimação”, baseada na ideia de que todos crescemos com um objeto de transição, como é o caso do peluche, e que mais de 75%* desses objetos representam animais. “Cerca de 35% dos adultos ainda recorrem aos seus objetos de infância como fonte de conforto. Esses animais de peluche deram-nos apoio e proteção nos momentos de solidão ou tristeza. Foram eles que estiveram lá para nós quando ninguém estava. A partir desta ideia, criámos uma campanha que toca o coração das pessoas”, explica André Sousa Moreira, Diretor Criativo e Partner da Cooprativa®, agência responsável pela campanha.

O vídeo da campanha conta a história de Rita Sá, coordenadora de Oceanos e Pescas na WWF Portugal, que recorda como, na infância, o seu peluche a inspirou a tornar-se a defensora da natureza que é hoje nesta organização. A mensagem central é clara: se foram “eles” que estiveram ao nosso lado quando mais precisámos, agora é a nossa vez de ajudar as mais de 800 espécies ameaçadas em Portugal. 

Como parte da campanha, hoje, Dia Mundial da Vida Selvagem, 112 animais de peluche estarão “à solta” no Metropolitano de Lisboa, parceiro da iniciativa. Quem viajar de metro nesta manhã poderá encontrar um peluche de lobo-Ibérico ou lince-Ibérico. Cada peluche tem um QR code que direciona para o site da WWF Portugal. As pessoas poderão partilhar as suas histórias sobre a importância dos seus peluches na infância e reforçar a mensagem da campanha, que estará presente em vários meios (digital, cinema, TV, imprensa e publicidade exterior), contando ainda com o apoio de várias personalidades públicas. 

Desenvolvida pela agência Cooprativa® em parceria com a produtora Many Takes, a campanha tem o apoio e difusão da Delta Cafés, do Jardim Zoológico Santo Inácio, das Infraestruturas de Portugal, do grupo Auchan, do El Corte Inglés, da JCDecaux, da MOP, da AMC Entertainment Group, da Lift Media, do Metropolitano de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e do Sapo.

Créditos da campanha

Cliente: WWF Portugal
Agência: Cooprativa®
Diretor Criativo Executivo: André Sousa Moreira
Diretor de Contas: Tiago Pimenta
Diretor Criativo: André Sousa Moreira

Direção de Arte: André Sousa Moreira, Simão Dias
Copywriter: André Sousa Moreira
Gestor de Redes Sociais: Pedro Cachatra

Fotógrafa: Maria Bacelar

Produtora: Many Takes

Realização: Luís Almeida

Direção de Fotografia: Marco Bento

Assistente de Câmara: João Magalhães

Direção de Arte: Carine Panigaz

Direção de Produção: Alexandra Matos

Som Direto: Catarina Silva

Make Up: Lexie Wolf

Edição: Luís Almeida

Pós de som: Gustavo Marques

Cor: Maria Braga

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard