A saúde mental e o bem-estar têm sido temas cada vez mais presentes na sociedade portuguesa. Os aumentos dos níveis de stress estão a aumentar, principalmente entre os mais jovens, foi a revelação do estudo da ‘Medicare’.
A ‘Medicare’ realizou um estudo em parceria com a ‘Marktest’ que revelou o aumento dos níveis de stress entre os jovens adultos. De acordo com os dados constatados no estudo cerca de “60% dos jovens entre os 18 e os 34 anos afirmam ter experienciado níveis elevados de stress nos últimos seis meses”.
Esta tendência pode aumentar os problemas de saúde mental em Portugal, principalmente entre a população jovem. O estudo “Estado da Saúde geral da população portuguesa” constatou diversas conclusões, entre elas, metade dos portugueses assumiram sentir stress elevado e o sexo feminino ser o mais afetado.
Com o objetivo de dar resposta a esta realidade a ‘Medicare’ lançou oficialmente a ‘Mastercare’, uma ferramenta gratuita de prevenção em saúde mental e bem-estar. No Dia Mundial da Saúde Mental, na passada quinta-feira, dia 10 de outubro, foi apresentado o estudo completo e as conclusões de vários especialistas.
Um projeto que promover a literacia em saúde mental e a prevenção de doenças através de mais de 50 workshops centrados em temas como o stress, a ansiedade, a parentalidade, a gestão de carreira, o burnout e a autoestima.