Domingo sem carros: as cidades com maior percentagem de zonas pedonais
1. Lisboa – 5.16% de zona pedonal
Com 60 quilómetros de área pedonal, a nossa capital ocupa o primeiro lugar. Passear por Lisboa é como entrar num mosaico vivo de história e charme moderno, podendo explorar , facilmente, as suas ruas, bairros e o rio, e absorver tudo isto. As nossas ruas pedonais preferidas? Rua do Sacramento à Lapa onde encontrará palacetes românticos, embaixadas e fundações, azulejos, representações e construções do neo-manuelino e a Rua da Bica de Duarte Belo, ao atravessar esta rua pelas escadinhas que remontam ao século XVI, vai ver o emblemático Elevador da Bica.
2. Porto – 4.02% de zona pedonal
A pitoresca cidade do Porto está em segundo lugar nesta classificação. A cidade tem 21 quilómetros de zonas pedonais. Passear pelas ruas do Porto, é como entrar numa mistura viva de história e charme. As ruelas íngremes e estreitas da cidade serpenteiam os bairros repletos de edifícios coloridos com azulejos, criando um cenário artístico a cada esquina. As nossas ruas preferidas: Rua das Flores, aqui encontrará a famosa casa dos Maias mas também inúmeros palacetes e cafés, e a Rua Miguel Bombarda também conhecida como a rua artística do Porto, repleta de galerias, espaços de arte contemporânea e lojas peculiares.
3. Almada – 2.20% de zona pedonal
No terceiro lugar, encontramos Almada. Esta cidade conta com 15 quilómetros de zonas pedonais, algumas nas praias da Costa da Caparica e outras perto do rio. À medida que se avança em direção à margem do rio, o impressionante Santuário de Cristo Rei surge ao longe, oferecendo vistas panorâmicas sobre o rio Tejo e a linha do horizonte de Lisboa do outro lado da água. Passeie pela Rua da Liberdade (Pragal), com casas pitorescas e espaços verdes, esta rua calma oferece um passeio tranquilo por um dos bairros mais residenciais de Almada. A vista para o Cristo Rei contribui para a beleza desta zona. Conhecida como a rua mais ‘cool’ de Almada: a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, ganhou nova vida após se ter tornado apenas pedonal.
4. Funchal – 1.91% de zona pedonal
O Funchal ocupa o quarto lugar na classificação, com mais de 8 quilómetros de zonas pedonais. Passear pelo Funchal é uma viagem através de paisagens luxuriantes, encanto histórico e cultura vibrante. As ruas da cidade são ladeadas por buganvílias e palmeiras em flor, criando um ambiente tropical que reflete a beleza insular da Madeira. Deixamos as ruas que não pode falhar: Rua Fernão de Ornelas, uma das principais ruas comerciais do Funchal, repleta de lojas locais, boutiques e cafés, o ambiente animado e a proximidade do Mercado dos Lavradores tornam-na num local popular para explorar a pé; e a Rua de Santa Maria, localizada na Zona Velha, uma rua de calçada famosa pelas suas portas coloridas e cobertas de arte. Esta rua está repleta de casas tradicionais, restaurantes e galerias de arte, é uma rua vibrante e animada, perfeita para um passeio de lazer.
5. Setúbal – 1.76% de zona pedonal
Setúbal encontra-se a meio da tabela com mais de 11 quilómetros de zonas pedonais. A cidade está aninhada entre as águas azuis do Atlântico e a exuberante Serra da Arrábida, fazendo com que cada passo se sinta ligado à paisagem. Enquanto se passeia à beira-mar, os barcos de pesca balançam na marina e a brisa salgada do mar transporta o cheiro do marisco fresco dos restaurantes das redondezas. A nossas rua preferida? Avenida Luísa Todi, a principal avenida da cidade rodeada de palmeiras, oferece um passeio agradável com vista para o mar e para as montanhas circundantes. Passeie ainda pela Baixa de Setúbal, pela Rua Antão Girão, absorva toda a cultura e simpatia da população e deixe-se levar pelas histórias dos comerciantes.
Quem termina o top 10?
6. Faro – 1.65% de zona pedonal
7. Cascais – 1.41% de zona pedonal
8. Matosinhos – 1.35% de zona pedonal
9. Sintra – 1.28% de zona pedonal
10. Coimbra – 1.20% de zona pedonal