créditos- Instagram Guilherme Duarte
A cantora Ana Bacalhau e o humorista Guilherme Duarte juntaram-se numa canção que satiriza a realidade do nosso país no que toca às dificuldades em se obter uma habitação.
“Rendas Altas” é o novo tema de Ana Bacalhau que junta o humorista Guilherme Duarte e se apresenta neste trabalho na pele do rapper Gandim. A canção já supera as 73 mil visualizações e no Instagram atingiu quase oito mil likes. “Despertar consciências através do humor e da música é sempre top”, refere um seguidor do humorista. “Rap de intervenção”, acrescenta outro.
A música fala sobre a crise da habitação e toda a realidade que se vive em Lisboa e nos arredores devido à escalada dos preços das casas e das rendas. Cenário que se estende por todo o país e que está a afetar famílias e novas gerações que não têm como suportar valores exurbitantes.Na canção podemos ouvir:“Nem ganho para um quarto/estão a gozar comigo/ sendo assim, sendo assim/ vou ser sem-abrigo/ Com estas rendas altas ninguém aguenta/Sair de casa dos papás nem aos quarenta/Tenho o sofá de um amigo/ou ser sem-abrigo”.
Além disso, Gandim e Ana Bacalhau usam a ironia para abordar a realidade de um jovem que procura casa. “Dos governantes que não nos tiram desta crise/ Com estes preços nem arranjo uma marquise/vou criar um onlyfans e vender os meus feet/ ou viver com dez indianos e bulir na uber eats”, cantam. E acrescentam: “Nasci na geração errada, foi por um triz/nunca quis, mas vou deixar o meu país/Vou ter de emigrar e tentar ser feliz/ em cidades mais em conta como Londres ou Paris”.
A crise da habitação tem sido abordada nos últimos anos noutras canções tais como ‘Não Sei o que é que Fica’, de A Garota Não com Chullage, e ‘Tê Menos 1’, de Eu.clides.