Os municípios onde aumentaram e diminuíram os preços das casas, num ano. O relatório foi realizado pelo ‘idealista’ que analisou os preços de habitação de novembro de 2024.
No decorrer do último ano o mercado imobiliário português apresentou tendências significativamente distintas, com algumas regiões a marcarem aumentos acentuados nos preços das casas. O ‘idealista’ realizou um relatório de preços de habitação de novembro de 2024, que para além de registar os aumentos, verificam-se quedas significativas.
Após a análise do relatório é possível constatar que os municípios com as maiores subidas anuais nos preços das casas, Alcoutim (Faro), com um aumento de 54,6%. A seguir Vila Nova da Barquinha (Santarém), com uma valorização de 36,5% e Marco de Canaveses (Porto) que subiu 34,8%.
Por outro lado, houve municípios em que ocorreu uma descida de preços anual, como Borba (Évora) que desceu 29,6%. Em segundo lugar São João da Pesqueira (Viseu) com uma queda de 20,5% e, por último com uma diminuição de 15,3% Mortágua (Viseu).
A metodologia utilizada para a análise destes dados é a utilização de todos os parâmetros da base de dados do ‘idealista’ de cada país, combinando com outras fontes de dados públicas e privadas. Uma forma de fornecer serviços de avaliação, investimento, captação e análise de mercado.