No dia 1 de Junho celebrou-se o Dia Mundial do Leite, resultado dos esforços da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e da UNICEF para que este alimento fosse celebrado no dia em que se assinala o Dia Mundial da Criança.
A infância e o consumo de leite estão intimamente relacionados e a riqueza nutricional deste alimento é indiscutível e está amplamente estudada e comprovada. No entanto, é um alimento que facilmente fica em más condições para consumo. A Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, pensou em tudo e vai ajudar a conservar o leite de modo a evitar, acima de tudo, o seu desperdício.
Segundo a FAO, o desperdício de leite representa entre 40% a 65% do desperdício alimentar na etapa de consumo.
É muito fácil desperdiçar leite em casa. Deixando a embalagem aberta, o leite fica rapidamente em más condições para consumo. Para além disso, considerando a validade dos lacticínios, a tendência é descartar logo este tipo de alimentos. No entanto, há formas de evitar o desperdício do leite:
É importante que a temperatura do frigorífico esteja abaixo dos -4ºc. O leite não deve estar na porta do frigorífico pois é a zona que sofre mais oscilações de temperatura. Deve ser guardado na zona mais fria e deve-se evitar que fique em temperatura ambiente durante muito tempo.
Quem bebe leite 1 a 2 vezes por semana ou sabe que quando compra uma embalagem não o vai consumir após aberto, deve optar pela compra de embalagens mais pequenas.
Ao comprar este tipo de embalagens, é possível ter um maior controlo e garantir que o leite é todo consumido.
Da mesma forma que congelamos os vegetais, também podemos congelar leite. Enchendo as cuvetes de gelo com leite, o mesmo vai aguentar, pelo menos, 3 meses no congelador.
No momento da utilização dos cubos, podem ser descongelados de um dia para o outro, ou em lume brando até regressarem à sua textura original. Além disso, os cubos podem ser adicionados diretamente em smoothies, café ou molhos.