Viajar na época natalícia: boa ideia ou má opção?

Renova celebra a magia do Natal com diferentes soluções para todos os gostos
16 de Dezembro, 2025
O Melhor Croissant da Rua propõe um novo ritual de Natal para quem nunca foi fã de Bolo-Rei
17 de Dezembro, 2025

Viajar na época natalícia: boa ideia ou má opção?

Natal faz aumentar o tráfego nos aeroportos portugueses e, consequentemente, perturbações nos voos tornam-se mais comuns.

O Natal é uma época muito atrativa para viajar com muitos portugueses a aproveitar esta altura para conhecer os cada vez mais famosos Mercados de Natal da Europa, em família. Assim, é natural que o tráfego nos aeroportos aumente e, consequentemente, os atrasos ou cancelamentos de voos se tornem mais comuns. Por este motivo, a AirHelp, empresa mundial líder em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, analisou os incidentes ocorridos durante o mês de Dezembro de 2023 e 2024 para fornecer informações sobre o que os passageiros podem esperar se estiverem a planear viajar de avião nesta época festiva.

Durante o Natal de 2023, foram registados perto de 2,4 milhões passageiros a partir de um dos aeroportos de Portugal com 31% dos passageiros a sofrer alguma perturbação no seu voo e, destes, mais de 25 mil elegíveis para compensação. Já em 2024, estes valores decresceram: foram registados perto de 2,3 milhões de passageiros a partir de um aeroporto nacional a sofrer alguma perturbação no seu voo e, destes, mais de 25 mil elegíveis para compensação.

Neste mês, a companhia aérea que registou um maior número de passageiros foi a TAP Air Portugal (817 mil passageiros em 2023 e 778 mil passageiros em 2024), seguida da Ryanair – com 408 mil passageiros em 2023 e 410 mil passageiros em 2024. Já nos aeroportos, destaque para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que registou o maior número de passageiros, com mais de um milhão de passageiros a partir deste aeroporto (tanto em 2023 como em 2024). Naturalmente, a nacionalidade da maior  parte dos passageiros que partiram de Portugal, em ambos os anos, é portuguesa, seguindo-se das nacionalidades britânica e francesa.

Assim, é de esperar que se registe um natural aumento de viagens na época natalícia de 2025, de passageiros aéreos nos aeroportos portugueses e, consequentemente, de perturbações nos voos. Por isso, a AirHelp dá alguns conselhos para que a viagem possa acontecer da forma mais tranquila possível:

  • O dia da semana em que o voo está programado pode ter influência no decorrer do voo: as segundas-feiras são consideradas um dos piores dias para voar, uma vez que as companhias aéreas tendem a registar uma maior taxa de cancelamentos em comparação com outros dias. Por conseguinte, as terças e quartas-feiras são geralmente os melhores dias para voar, pois existe menos procura e, consequentemente menos tráfego nos aeroportos.
  • Os voos devem acontecer logo pela manhã, porque, à medida que o dia avança, regista-se um efeito ‘bola de neve’ que acumula os incidentes do dia. Por esta razão, os especialistas aconselham evitar os voos ao fim da tarde.
  • Outro fator que pode ajudar os passageiros aéreos a chegar ao seu destino sem incidentes é a escolha de voos diretos. Os voos com escalas são mais propensos a atrasos ou perda de ligações.
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard