No âmbito da iniciativa Semana da Mama 2023 da iMM Laço, a Wiñk volta a juntar-se ao iMM-LaçoHub, na campanha de sensibilização para o cancro da mama, que tem como objetivo principal informar e alertar a sociedade civil para este tema, de uma forma direta e criativa.
Há cerca de 11 anos que a Wiñk se associa ao IMM-Laço Hub, através de ações de consciencialização civil ressaltando a importância do rastreio, do auto-exame e da descoberta precoce da doença, que tanto afeta mulheres como homens, e assim partilhar informações e apoiar a investigação, a prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama.
A Semana da Mama de 2023 irá decorrer entre os dias 24 e 30 de outubro, na Alameda da Universidade, em Lisboa. Este evento reforça também o papel do Biobanco-iMM CAML, onde serão feitas recolhas de sangue, criando um impacto ainda mais significativo na ciência e na saúde e apelando à contribuição de toda a sociedade, biomarcadores de diagnóstico,prognóstico e progressão da doença. O Biobanco-iMM CAML pretende igualmente descobrir fármacos inovadores para tratar várias doenças, sendo possível que qualquer adulto se voluntarie a doar uma amostra de sangue. Será possível contribuir para essa recolha de sangue mundial, a partir do dia 25 de outubro, até ao próximo dia 30, durante todas as manhãs, das 9hàs 12h30.
Em simultâneo e até dia 15 de Novembro, a Wiñk desenvolveu uma campanha de donativos, em que cada clienteWiñk poderá doar 0.5€, 1€ ou 5€ nas lojas e quiosques Wiñk aderentes. Estes donativos reverterão diretamente para o iMM-Laço Hub, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do seu trabalho de investigação.
“Estamos muito felizes por nos continuarmos a associar à Semana da Mama. Sabemos a importância desta causa para todas as mulheres, como tal, queremos frisar a relevância do diagnóstico precoce do cancro da mama, tentando sensibilizar as várias gerações e, ao mesmo tempo, apoiar o trabalho incrível que o iMM-Laço Hub tem vindo a desenvolver. A Semana da Mama 2023 será completa, criativa, consciente e reveladora da importância deste tipo de cancro, reconhecendo que se este for diagnosticado de forma precoce, tem uma percentagem de cura muito elevada, superior a 90%. Também queremos muito apelar à consciência das pessoas, incentivando à doação de sangue para o Biobanco“, salienta Filipa Muñoz de Oliveira, CEO e fundadora da Wiñk. “Acredito que as empresas têm um dever especial de alertar para estas causas, sobretudo se atendermos ao seu papel no financiamento de alguns projetos de investigação científica”, conclui.
Já para Maria Manuela Mota, Diretora Executiva do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), “O envolvimento de parceiros empresariais na missão do iMM-Laço Hub é essencial por duas razões: primeiro pela mais óbvia, de angariação de fundos e por nos ajudar a desenvolver o nosso trabalho desta forma; a segunda é naturalmente pelo alcance que nos permitem ter, divulgando o nosso trabalho a quem nunca ouviu falar de nós”.
As manhãs serão de Biobanco e as tardes de conversas. Poderá encontrar toda a informação sobre a Semana da Mama 2023 de 24 a 30 de Outubro na Alameda da Universidade em Lisboa, aqui.
A IMM-Laço Hub Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes resulta de uma parceria entre o laboratório centrado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa que se dedica à relação da ciência com a sociedade civil.