União Europeia vai proibir a destruição de têxteis que não são vendidos

Quer que a sua casa pareça maior? Siga estes truques infalíveis
7 de Dezembro, 2023
A Mercadona tem um perfume que faz lembrar uma icónica fragrância. Saiba qual é
11 de Dezembro, 2023

União Europeia vai proibir a destruição de têxteis que não são vendidos

destruição texteis

O Parlamento Europeu acordou a proibição da destruição de produtos têxteis não vendidos de forma a respeitar e proteger o ambiente. Saiba quando é que a medida vai entrar em vigor.

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo e estima-se que gere 2 a 8% do volume global de emissões de carbono. Por isso, o Parlamento Europeu e os Estados Membros, aprovaram uma medida de forma a responder à emergência climática. Trata-se da proibição da destruição de vestuário, calçado e acessórios que não são vendidos. A lei vai entrar em vigor dentro de dois anos e pretende-se que seja alargada a outros produtos.

Segundo a deputada Alessandra Moretti, “é hora de acabar com o modelo de ‘extrair, fabricar, descartar’ que é tão prejudicial ao planeta, à saúde e à economia”, refere como citada na proposta que também quer obrigar ao rastreio das peças. Assim, a medida de proibição da destruição dos têxteis e calçado não vendidos fará com que os fabricantes de fast fashion mudem a forma como produzem os seus produtos. Os operadores económicos que mesmo assim decidam destruir artigos, terão de reportar anualmente a quantidade destruída e os motivos.

Além desta medida, o Parlamento Europeu deu luz verde para que os produtos passem a apresentar um passaporte digital de forma a que os consumidores tenham acesso a informações sobre os produtos que pretende adquirir. O processo ainda não está finalizado pelo que o diploma deverá ser aprovado pelo Parlamento e Estados-Membros antes de entrar em vigor.

 

Leia mais artigos sobre Fashion aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard