De certeza que já acordou com os lençóis e pijama transpirados e dizemos sempre que a culpa é do calor. Mas, há outras razões que estão na origem do problema. Saiba quais.
Se costuma transpirar durante a noite sabe que esse episódio é super desagradável e resulta por vezes, em noites interrompidas que prejudicam o seu sono. O responsável? O calor, claro. Mas, se é costume este episódio repetir-se inúmeras vezes, saiba que há outras razões para que esse problema ocorra.
Transpirar durante a noite é normal. Segundo a publicação Byrdie, com a ajuda de Natalie Barnett, doutorada, vice-presidente de investigação clínica da empresa de tecnologia do sono Nanit, e Chester Wu, psiquiatra e especialista em medicina do sono, transpirar é uma resposta natural do corpo a determinadas situações. Contudo, se ocorrer com frequência pode-se tratar de um problema de saúde e deve consultar um médico.
Mas existem outras razões que fazem com que transpire durante a noite:
Calor e humidade
A temperatura do corpo muda ao longo da noite. Para minimizar efeitos extremos, tenta manter a temperatura ambiente do quarto controlada, com ventilação adequada e/ou um bom isolamento.
Pijama
Os pijamas e lençóis que usa devem ser respiráveis e que absorvam a humidade. Isto significa que deves evitar o poliéster e nylon e optar por algodão, cetim, renda ou viscose e flanela e lã.
Álcool e jantar
O álcool e alguns alimentos podem perturbar o sono e fazer com que sue mais do que o habitual. Além disso, deve jantar pelos menos 3 horas antes de dormir e evitar comidas pesadas e picantes.
Stress e ansiedade
Se sofre de ansiedade ou stress de noite pode ocorrer o aumento da transpiração. Tente relaxar antes de adormecer.
Medicamentos
Alguns antidepressivos ou tratamentos para a diabetes, analgésicos e certos suplementos dietéticos, aspirina e terapêuticos hormonais, podem levar ao aumento da transpiração como efeito secundário.
Hormonas
As alterações hormonais podem causar transpiração noturna. Nesta situação, tente refrescar-te com uma toalha fria na cabeça e destapar partes do corpo, como os pés e o pescoço.