Criado em 2007, o TheFork, plataforma líder de reservas online de restaurantes na Europa, revolucionou a indústria da restauração ao apoiar a digitalização do setor da restauração com a ambição de colocar o melhor da tecnologia ao serviço do crescimento da indústria.
Agora, lança dois grandes projetos, que oferecem aos restaurantes uma solução mais otimizada para gerir e fazer crescer a sua atividade e aumentar a atratividade do setor para os clientes.
A nova ferramenta de Revenue Management (análise de dados e gestão de receita) é uma solução concebida para otimizar o desempenho do negócio dos restaurantes através da análise de dados. Aproveitando a experiência adquirida com o Yield Management, o TheFork aproveitou o poder das ofertas especiais para aumentar as taxas de ocupação dos restaurantes, aumentando assim a rentabilidade.
De acordo com os dados do TheFork, o impacto das ofertas especiais traduz-se numa diferença significativa para a atividade dos restaurantes e tem demonstrado a sua eficácia ao longo do tempo. Em média, a proposta de uma oferta especial de 50% demonstrou multiplicar por 5(a) o número de clientes nos restaurantes, resultando num aumento da receita proveniente das reservas online em x3,9(b) em média. A análise revela que, mesmo aplicando descontos, os restaurantes participantes multiplicam a sua margem global até x3,1(c). Coletivamente, estes resultados realçam o valor da implementação de ofertas especiais, uma vez que os restaurantes podem beneficiar de um retorno substancial do investimento, que pode atingir 5:1(d).
Integrada no software de gestão de restaurantes do TheFork, o TheFork Manager, a funcionalidade Revenue Management baseia-se na análise de dados do TheFork. Permite compreender de forma simples o impacto das Ofertas Especiais para tomar decisões baseadas em dados, maximizando assim a receita. Ajuda a avaliar o valor do negócio, como o efeito sobre as margens, o número de reservas, o número de clientes por reserva, bem como o aumento da visibilidade e reputação online, através de métricas como visitas, críticas e aquisição de novos clientes. A ambição é oferecer aos restaurantes a autonomia para aperfeiçoar a sua estratégia de yield management em tempo real, com uma estratégia de preços dinâmica, baseada nas flutuações da procura. Ao otimizar constantemente as taxas de ocupação de acordo com as suas necessidades específicas, os restaurantes podem alcançar a máxima rentabilidade.
“Estamos entusiasmados por revelar a nossa mais recente e inovadora funcionalidade de gestão de receita. Acreditamos que seja um marco significativo na digitalização do setor e que esta funcionalidade inaugura uma nova era de maximização da receita dos restaurantes, colocando o poder da análise de dados na ponta dos dedos. A nossa análise de dados permite uma evolução no yield management, mudando o foco de atrair mais clientes para gerar maiores receitas com o melhor retorno do investimento. Orgulhamo-nos de observar que, em média, por cada euro que os restaurantes gastam, multiplicam-no por 5. Este feito reforça a nossa posição como líder de confiança, que fornece as soluções de marketing mais eficazes, não só no sector, mas também a nível global. À medida que prosseguimos juntos esta viagem transformadora, continuamos empenhados em fornecer soluções que impulsionam o setor e permitem aos restaurantes prosperar na era digital“, explica Almir Ambeskovic, CEO do TheFork.
Nova identidade visual
Atualmente, mais de 8 em cada 10 pessoas continuam a reservar um restaurante por telefone*, o que coloca numerosos desafios tanto para os restaurantes como para os clientes: impossibilidade de reservar fora do horário de funcionamento, barreira linguística para os turistas, interrupção dos serviços, dificuldade em chegar ao estabelecimento e, por consequente, perda de potenciais reservas.
Após um período de rápido crescimento e de alargamento a novas ofertas e novos mercados, com cerca de 55 000 restaurantes parceiros em 12 países e 20 milhões de visitas mensais, a ambição do TheFork com esta nova identidade é injetar uma nova energia que reflita a evolução da empresa e desenvolver o reflexo das reservas online para conectar cada vez mais as pessoas, promovendo experiências digitais sem descontinuidades.
“No TheFork, acreditamos que as melhores coisas da vida acontecem à volta da mesa. Sempre assim foi. Esta forte convicção é o motor de tudo o que fazemos e é a raiz da nossa nova identidade de marca. Com base nesta convicção, embarcámos na missão de juntar as pessoas neste mundo cada vez mais digitalizado, alimentando o espírito humano e defendendo a cultura da restauração que tanto amamos e queremos proteger. Com a nossa nova identidade visual e verbal mais arrojada e contemporânea, pretendemos reforçar a ligação emocional entre as nossas comunidades de utilizadores, restaurantes e forkies (empregados)“, explica Jose Noguer, CMO do TheFork.