TER O CORPO EXPOSTO AO CALOR AJUDA A COMBATER A DEPRESSÃO

AÇÚCAR BRANCO É DISPENSÁVEL. OPTE ANTES POR ESTAS DOCES ALTERNATIVAS
16 de Agosto, 2022
PRATICAR YOGA UMA VEZ POR DIA NÃO SABE O BEM QUE LHE FAZIA
16 de Agosto, 2022

TER O CORPO EXPOSTO AO CALOR AJUDA A COMBATER A DEPRESSÃO

Estudos indicam que hipertermia pode ajudar a diminuir os sintomas da doença.

Chama-se hot yoga e ao que parece pode ajudar a combater sintomas de depressão e ansiedade. Esta prática consiste em estar em ambientes muito quentes. De acordo com os especialistas, períodos curtos de temperatura corporal elevada (hipertermia) podem ser um antidepressivo e, quando combinados com atividades de relaxamento, a ajuda pode ser em dobro.

Os investigadores chegaram a esta conclusão após terem realizado um estudo que consistiu em manter num dispositivo de aquecimento infravermelho de alta tecnologia – em estado de hipertermia induzida -, doentes depressivos em situação mais grave, por um período de tempo. Os resultados indicaram que após cinco dias de experimento os sinais da doença foram reduzidos em quase 50%.

Foi realizado ainda um segundo estudo para esclarecer melhor os resultados obtidos no primeiro. Desta vez, metade dos participantes foi exposta à hipertermia ativa e a outra metade foi alvo de tratamento “fictício”, que reproduzia o ambiente de calor – mas não aumentava, de facto, a temperatura.

Através dos resultados foi possível voltar a comprovar que uma sessão de hipertermia tem um efeito poderoso e rápido sobre os sintomas da depressão. Os benefícios foram sentidos até seis semanas após o tratamento. No grupo que foi submetido ao tratamento “fictício” não foi observado nenhuma melhoria.

Porém, ainda ficam muitas perguntas por responder, como por exemplo, se o calor tem este efeito sobre a doença, ou se ele apenas prolonga os efeitos da medicação administrada para os doentes depressivos. Também ainda não foram determinadas as temperaturas ideais para que os ambientes quentes atuem nos sintomas da doença.

Artigo por Yauri Neto

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard