Tem o hábito de lavar os dentes no banho? Não é aconselhável

Colaboradoras da Zeitreel vão ajudar na reinserção social de Mulheres em risco
8 de Março, 2023
Anote a receita deste snack delicioso feito por uma chef
8 de Março, 2023

Tem o hábito de lavar os dentes no banho? Não é aconselhável

Há sobretudo três razões que o explicam.

Com a pressa matinal colada à sensação de atraso para ir para a escola ou para o trabalho , é mais prático completar duas tarefas em simultâneo. Ora, por este motivo, há inúmeras pessoas que acabam por escovar os dentes enquanto tomam banho mas, em entrevista ao jornal Metro, citado pelo tabloide britânico The Sun, o dentista Payal Bhalla, desaconselhou este hábito.

Em causa estão essencialmente as condições húmidas e quentes do chuveiro.

O médico destacou assim três questões que se levantam quando se lava os dentes durante o duche:

1– De acordo com Payal Bhalla, a água quente que sai do chuveiro pode enfraquecer as cerdas da escova de dentes, cuja função é a remoção da placa bacteriana e eliminação dos resquícios de alimentos. Desta forma, acaba por se tornar menos eficaz  na limpeza.

2 – A humidade do banho pode gerar condições propícias para a criação e acumulação de bactérias, pelo que deixar a escova de dentes em contacto com as mesmas não é a melhor opção para uma higiene oral. Assim, o médico adverte que o melhor é deixar a escova num local seco e limpo.

3 – Payal Bhalla desmontou ainda as teorias de que escovar os dentes debaixo do chuveiro é sinónimo de uma redução no consumo de água. Isto porque enquanto se lava os dentes no lavatório, fecha-se a torneira, mas, no banho, é mais frequente deixar a água a correr.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard