TEM ALERGIAS ALIMENTARES GRAVES? SAIBA AO QUE DEVE TER ATENÇÃO

REGRESSO ÀS AULAS: PREÇO DO MATERIAL ESCOLAR JÁ SOFRE INFLAÇÃO
31 de Agosto, 2022
GOSTAVA DE VISITAR O QUE ESTÁ DEBAIXO DO SOLO LISBOETA? ESTA É A OPORTUNIDADE PERFEITA 
31 de Agosto, 2022

TEM ALERGIAS ALIMENTARES GRAVES? SAIBA AO QUE DEVE TER ATENÇÃO

Créditos: Farmácia Botica

A ASAE e a EFSA juntam-se para a segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood.

Quando o nosso sistema imunitário reage a alimentos específicos de forma negativa, é provável que se trate de uma alergia alimentar. Embora, as alergias sem frequentemente leves, em alguns casos podem ser de maior gravidade. Quem sofre de alergias alimentares mais severas, tem de ter o cuidado redobrado em evitar os alimentos que a façam ter a reação alérgica. O que acontece é que muitas vezes, uma pessoa nem sabe que está a consumir algo que na composição tem alguma percentagem do alimento que lhe dá alergia.

Segundo a legislação europeia, apoiada na ciência, a informação sobre os alergénios presentes deve encontrar-se nos rótulos dos alimentos. Devido a todos os perigos associados às reações alérgicas, é realmente importante que uma pessoa saiba identificar facilmente os alergénios nos rótulos dos alimentos. Para que os consumidores se tornem mais confiantes e seguros na escolha dos seus alimentos, a ASAE e a EFSA juntaram-se para a segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood.

O objetivo desta campanha é que os consumidores consigam tomar decisões informadas sobre as suas escolhas alimentares. Desde ajudar a ler os rótulos e a compreender os aditivos, até dar conselhos sobre a preparação e o armazenamento dos alimentos.

“O cumprimento dos requisitos de rotulagem dos ingredientes alergénicos nos produtos alimentares são cruciais para que as pessoas com alergias possam evitar ingredientes que as possam deixar doentes”, começa por explicar Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, desmistificando ainda que “para além de darem conselhos para utilização na rotulagem, os cientistas também avaliam novos ingredientes no caso de serem potenciais alergénicos e analisam como fatores, tais como o processamento de alimentos, podem afetar o potencial alergénio. É, por isso, seguro confiar no que os rótulos dos nossos alimentos dizem”.

Artigo New Women

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard