Tem alergia ao Sol? Saiba como prevenir e tratar este problema

É possível prevenir a Doença de Parkinson. Saiba como
10 de Abril, 2023
Oceanário de Lisboa leva-o a ver os gofinhos no Tejo
10 de Abril, 2023

Tem alergia ao Sol? Saiba como prevenir e tratar este problema

A primavera é sinal de que os dias de sol estão de regresso, mas para algumas pessoas é também o alerta de que têm de ter maiores cuidados diários.

A grande maioria das pessoas adora o sol e o início dos dias de mais calor, porém é também nesta altura que existem mais pessoas a sofrer de alergias ao sol. Também conhecida como urticária solar, esta é uma reação alérgica na pele que é causada pela exposição à luz solar e que pode causar coceira, vermelhidão, inchaço, bolhas ou erupções cutâneas.

Uma alergia ao sol pode aparecer devido a fatores genéticos, pela administração de certos medicamentos, pela aplicação de determinados produtos cosméticos e perfumes que contém certos químicos ou após a exposição excessiva ao sol. Por estas e por outras razões é que é imprescindível proteger a nossa pele com um bom creme de dia com fator de proteção solar, nos dias de maior calor ou maior radiação Ultravioleta (UV) usar um bom protetor solar para o corpo e para o rosto, evitar a exposição solar entre as 10h00 e as 16h00, evitar a exposição solar repentina na primavera e no verão e usar óculos de sol e vestuário que proteja a pele do sol, como por exemplo camisolas de mangas compridas e/ou chapéus de aba larga.

Se tiver sintomas fora do comum, então o melhor a fazer é mesmo consultar um dermatologista para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado. Para casos ligeiros, o tratamento poderá simplesmente passar por evitar o sol e manter a pele hidratada. No entanto, para alguns casos poderá ser necessário a utilização de cremes com corticosteroides (de venda livre ou sujeitos a receita médica) ou de medicamentos antialérgicos e eventualmente poderá ter que fazer fototerapia. 

Créditos de Imagem: Nivea

Para ver mais conteúdo de Sociedade, clique aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard