Faça um brinde ao verão na companhia de vinhos frescos e aromáticos que reunimos para si.
Os dias de calor são o pretexto perfeito para celebrar a vida, aos amigos e as boas energias. Para além de ser importante ter ao seu redor os amigos de verdade, é igualmente ter na taça a bebida certa.
A New Woman apresenta-lhe onze vinhos que são a cara do verão, e que trazem a personalidade leve e fresca necessária para combinar com esta estação. Branco, verde ou rosé, delicados, ou intensos, doces ou suaves: há para todos os gostos.
Estas bebidas têm em comum a versatilidade de poderem ser saboreadas em qualquer ocasião, seja em casa, num restaurante, num bar, ou num rooftop. Quando escolher a sua preferida – ou as suas preferidas – é só reerguer a taça e fazer um brinde à vida.
Branco, doce e fresco: este vinho é um must have do verão. Depois de colhidas em outubro, as uvas sobremaduras foram selecionadas e prensadas cuidadosamente seguindo-se a fermentação com temperatura controlada a 12ºC, tendo sido interrompida pelo frio quando o vinho registava 11% vol. Com um aroma intenso de fruta tropical madura, mel e amêndoas, esta bebida com cor de ouro deve ser servida gelada a 8ºC. Quem percebe do assunto aconselha como acompanhamento foie gras, doce de ovos, de amêndoas ou de lima.
Para dar origem a esta bebida dos deuses foi selecionada a casta Tinto Cão, uma das castas mais singulares do Douro que se caracteriza por ter cacho pequeno e película densa. Neste rosé elegante que é a cara do verão, os aromas de groselha e romã destacam-se num bouquet de frutas frescas e memorias florais. Ao ser degustado, é impossível não se deliciar com a sua textura sedosa e elegante, com subtis notas fumadas. Este vinho deve ser servido a uma temperatura entre 12 e 14°C e é ideal para acompanhar pratos de maresia, tais como marisco e peixe, carnes brancas e queijos de média intensidade.
Mais duas bebidas que são a cara do verão: Mar de Rosas e 3000 Rosas. Na adega do Casal Sta. Maria existe sempre um enorme esforço de seleção dos melhores cachos e bagos, seguindo-se uma prensagem ligeira, evitando macerações peliculares. De cor salmão, o Mar de Rosas é rico em notas atlânticas, frutos vermelhos e elegância do carvalho francês. Este é dono de um sabor refinado e aveludado, salino e com acidez crocante. Por sua vez, o 3000 Rosas foi elaborado para ser harmonioso e empático, onde notas de pêssego e ligeiro mineral juntam-se a elegantes apontamentos de barrica. No paladar apresenta-se fresco, ligeiramente salino, equilibrado e com sensações de agradável textura e intensidade. Ambas devem ser servidas entre 8 e 10º C para um maior deleite.
Mais um duo perfeito para refrescar os dias quentes. Um verão não fica completo sem um cocktail, mas a Martini já tratou de resolver este pequeno problema. À base de vinho espumante e com 8% de teor alcoólico, estas bebidas destacam-se pela sua delicadeza, frescura e uma ligeira efervescência. Sofisticado e elegante, o Bellini e a sua cor rosada apresentam a doçura do pêssego à frescura do vinho espumante, criando um equilíbrio suave e muito refrescante. Já o Bianco Spritz oferece uma combinação harmoniosa de notas florais e aromáticas com um sabor simultaneamente doce e cítrico. Esta bebida dourada surge da junção entre Martini Bianco e Martini Prosecco, proporcionando uma nova e surpreendente maneira de apreciar o clássico Martini.
Arinto, Verdelho e Sauvignon Blanc são as propostas da Quinta da Alorna para este verão. De cor amarela esverdeada, o Arinto é detentor de um aroma intenso, notas cítricas, banana e chá verde. Na boca, esta bebida confere um final bem persistente a confirmar as sensações aromáticas. Por sua vez, o Verdelho faz jus a sua cor cítrica com o seu aroma limonado que se une ao maracujá. Esta junção dá origem a um final de boca fresco e persistente. O Sauvignon Blanc apresenta um aroma exuberante, fusão harmoniosa de notas tropicais de ananás, toranja e goiaba com notas herbáceas de espargos e erva cortada. Este retém um sabor estruturado, revelando um toque de complexidade e mineralidade.
Este com certeza escusa de apresentações. A frescura e o carater pétillant de Mateus Rosé fazem deste vinho um símbolo de convívio e de momentos relaxantes. Para além da sua cor apelativa e irresistível, trata-se de uma bebida fresca e sedutora com boa intensidade aromática e toda a jovialidade dos vinhos jovens. Mateus Rosé é ótimo para acompanhar as suas refeições, sejam elas, marisco, sushi, saladas ou hambúrgueres. Recomenda-se que seja servido fresco, com temperaturas entre 6º e 8º C.
Este elegante vinho abafado estagiou durante 5 anos em barricas de carvalho usadas, o que lhe confere um intenso aroma a mel e frutos secos (sobressaindo o figo e a amêndoa), resultando num final persistente. Este apresenta uma textura suave, equilibrando as sensações de frescura e doçura. Para além de ser um bom digestivo, dizem as boas línguas que é ótimo para acompanhar sobremesas doces como laranja em calda, leite creme, pampilho e pastéis de nata.
Seja tinto ou branco, o Mandriola de Lisboa é para ser degustado de forma descontraída e sem pressas, exatamente para contrariar a vida e a agitação da capital portuguesa. O Mandriola de Lisboa Tinto é rico em aromas frutados, complexo e equilibrado, com notas picantes e ênfase de notas de fruta vermelha. É ideal para acompanhar carnes grelhadas, cozinha italiana e receitas condimentadas. O Mandriola Branco é um vinho eclético, descontraído e fácil de beber, com notas frutadas e tropicais. Se tiver na mesa comida indiana ou oriental, abra uma garrafa deste vinho, e bom apetite!
Os apaixonados pelos vinho verdes com certeza já conhecem os vinhos Lagosta. São conhecidos por serem vinhos frescos, jovens, leve e fácil, perfeitos para acompanhar a agitação da vida cotidiana, assim como os momentos mais relaxantes. Todavia, a pensar no consumidor jovem e trendy que aprecia os bons momentos da vida, a marca fez nascer o Lagosta ICE. Este faz um excelente equilíbrio entre a acidez e a doçura, sem descurar da identidade e qualidade dos vinhos verdes tão característicos da marca. Seja com Lagosta Vinho Verde Branco, Lagosta Vinho Verde Rosé, Lagosta Vinho Verde Branco ICE, ou Lagosta Vinho Verde Rosé ICE, acredite que estará sempre em boa companhia.
Haja alegria, haja Casal Garcia! Este vinho é aquele que nunca poderia ficar de fora das nossas sugestões. Praticamente um símbolo do convívio e da descontração, o Casal Garcia Vinho Verde é presença assídua nos ambientes alegres e de comemoração à vida. De cor citrina, trata-se de uma bebida jovem e equilibrada com aroma frutado a citrinos e frutos tropicais. Este vinho suave e fresco marca sempre pela sua leveza e originalidade. É ideal para aperitivo ou acompanhar pratos orientais, como sushie sashimi, mariscos em molho de limão ou saladas com queijo, como o Roquefort.
Por último, mas não menos importante um vinho branco que vai lhe saber muito bem nesta estação – e não só. De cor citrino leve com laivos esverdeados, este vinho apresenta um aroma equilibrado e persistente com notas tropicais, e confere um sabor fresco, levemente acídulo, com notas citrinas. Com certeza esta bebida terá de ter um lugar fixo na sua mesa, pois combina com tudo: seja marisco, peixes grelhados, carnes brancas, massas, risotos, pizzas, sushi, sashimi, e muito mais. Basta servi-lo fresco que não tem erro.
Artigo por Yauri Neto