A sugestão desta semana é sobre amor. Estes são os romances que a vão fazer apaixonar pela leitura.
Na vida é preciso haver paixão, amor. Envolvermo-nos num bom livro é um dos melhores sentimentos e momentos prazerosos que podemos viver e sentir. As opções desta semana vão fazê-la devorar num só dia cada livro, sem exceção. Uma recomendação cinco estrelas, que prometemos não desiludir.
Este é o grande vencedor do prémio Goodreads, considerado o melhor romance de 2016. É um livro que muda a vida de cada leitor. Uma história cativante e que não deixa ninguém indiferente. A pergunta que se faz é: O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa?
Este livro conta a história de Lily, uma jovem de 25 anos, que se acaba de mudar para Boston. Com o intuito de começar uma vida nova e de encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirurgião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se.
Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa.
Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde? Terá força para interromper o ciclo?
Este é um livro controverso. Ou se ama ou se odeia. Contudo, vale a pena experimentar e perceber em qual dos grupos é que vai pertencer. Este é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Este é o único romance escrito por Emily Brontë e é uma narrativa poderosa e tragicamente bela de paixão.
O Monte dos Vendavais conta a história de um amor tempestuoso e quase demoníaco entre Heathcliff e Catherine Earnshaw. Este acontecimento vai afetar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição.
Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança.
Uma história complexa, onde a autora é magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.
Artigo por Francisca Pinheiro