Sugestões New Woman: 3 livros para ler no fim-de-semana

Vai ser possível ver os astros no Amoreiras 360º Panoramic View
31 de Março, 2023
Estes são alguns exercícios que vão destapar os abdominais
31 de Março, 2023

Sugestões New Woman: 3 livros para ler no fim-de-semana

Para este fim-de-semana, a New Woman decidiu trazer-lhe livros sobre a vida no seio de gangues. Um tema que tem fascinado gerações.

A “thug life”, como Tupac Shakur lhe chamaria, é um tema que tem gerado fascínio por parte de pessoas de todas as gerações. Mais recentemente, uma série em particular, tem feito com que o interesse pela realidade no seio de gangues ganhe novas dimensões. Em Peaky Blinders acompanhamos a vida de Tommy Shelby e da sua família, um gangue de Birmingham, em Inglaterra, e a sua ascensão na sociedade britânica através de meios pouco convencionais. Devo confessar que, enquanto fã, também eu já desejei ser Tommy e ultrapassar todos aqueles desafios que lhe surgiram no caminho, por mais complicados que pareçam, através da superioridade intelectual, a bravura e, por vezes, crueldade que a personagem demonstra.

Com esse fascínio em mente, decidimos trazer-lhe três livros que os fãs deste estilo de vida vão querer ler.

A Praia de Manhattan

Créditos de imagem: Fnac

Em “A Praia de Manhattan“, Jennifer Egan traz-nos uma história que tem como pano de fundo a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Os anos quarenta, nos estaleiros de Brooklyn, foram um período de grande esforço enquanto se produziam e reparavam navegações de guerra.

Durante o mesmo período temporal, os sindicatos e as lutas pela supremacia das várias máfias – italiana e irlandesa, maioritariamente – consumiam as ruas de Nova Iorque, particularmente em Brooklyn, onde estava o real poder. Ao controlarem o sindicato dos estivadores, por exemplo, a máfia poderia exercer pressões sobre as autoridades locais e até mesmo sobre o Governo.

“A Praia de Manhattan” tem Anne Kerrigan – uma trabalhadora nos estaleiros, como tantas outras raparigas – como figura central. Num tempo em que a vida das mulheres era muito circunscrita, ela tem um desejo diferente das outras – tornar-se a primeira mulher mergulhadora.

No entanto, o seu maior desejo é descobrir o que se passou com o pai para que tenha desaparecido, uns anos atrás, sem deixar rasto.

A história começa com Anne e o pai a visitarem a casa do mafioso Dexter Styles, em Manhattan Beach, e é nessa praia que, de certa forma, se encontra o seu princípio e fim. O mar é elemento integrante desta obra, tudo ligando, transformando personagens, destruindo e dando vida.

Educação Siberiana

Créditos de imagem: Fnac

Em “Educação Siberiana“, Nicolai Lilin conta-nos a sua história no seio de uma comunidade de criminosos siberianos que se dão pelo nome de Ucra. Herdeiro de uma linhagem ancestral de guerreiros, Nicolai vive na Transnistria – uma região remota na fronteira com a Moldávia. Os Ucra foram deportados para ali por Estaline e regem-se por regras e tradições próprias, passadas de geração em geração.

Contrariamente ao seu estatuto marginal, os Ucra possuem um forte sistema moral, em que a seriedade, a coragem, a verdade, a determinação e, acima de tudo, a honestidade, são reis. O objetivo deste grupo é que os seus membros mais jovens se tornem “criminosos honestos” e Nicolai conta-nos sobre a educação que recebeu no seu seio.

Honra o Teu Pai

Créditos de imagem: Fnac

Este é um livro onde Gay Talese reporta sobre a ascensão e queda da notável família Bonnano, uma das mais influentes no crime organizado em Nova Iorque, por volta dos anos sessenta do século passado.

A história tem como cerne o rapto do filho de Joe Bonnano, um dos grandes patrões da máfia italiana de então, que esteve desaparecido durante 18 meses na chamada “Guerra das Bananas” entre a sua família e os seus rivais. Neste livro, para além da estrutura social e do interesse histórico destes gangues, revela-se a estrutura financeira do crime organizado nos Estados Unidos da América, tanto como os feudos, a tomada de decisões e os acordos que foram feitos.

A origem da máfia, que começou como uma associação dos sicilianos contra os opressores na terra das oportunidades, também é discutida neste livro. É uma obra fantástica para quem deseja conhecer melhor a realidade destas famílias e gangues.

Conheça outras sugestões de livros clicando aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard