Na semana em que ficámos a saber os vencedores dos Óscares, aproveitamos para lhe sugerir os filmes que se destacaram na gala da Academia.
Começamos as sugestões para este fim-de-semana com o filme que venceu em 4 categorias dos Óscares – Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Arte, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Fotografia. A obra cinematográfica alemã, realizada por Edward Berger, é uma adaptação do livro best-seller, em 1929, de Erich Maria Remarque e conta história de um grupo de estudantes germânicos que são convencidos, por um professor excessivamente nacionalista, a se alistarem no Exército alemão durante a 1ª Guerra Mundial. Ao testemunharem as várias mortes e mutilações, o desespero e o medo de um jovem soldado alemão – interpretado por Felix Kammerer – e dos seus restantes camaradas nas trincheiras da frente oeste começa a ser visível em cada um deles. A Guerra como termina já nós sabemos, agora a história deste jovem soldado e dos seus camaradas é o motivo para a visualização deste filme sobre um dos momentos mais negros da história.
A segunda sugestão para este fim-de-semana é o filme vencedor de duas estatuetas douradas da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA – Melhor Ator (Brendan Fraser) e Melhor Maquilhagem e Cabelos. Nesta película da 7ª arte, a história centra-se num professor e no seu relacionamento fragilizado com a sua filha, Ellie (interpretada por Sadie Sink). Charlie (interpretado pelo vencedor do Óscar de Melhor Ator, Brendan Fraser) é um professor de inglês, que vive com obesidade severa, luta contra um transtorno de compulsão alimentar, dá aulas online sempre com a webcam desligada por ter vergonha da sua aparência física e vive diariamente com a culpa de ter abandonado a sua filha Ellie com a mãe Mary (interpretada por Samantha Morton). No entanto, Charlie quer voltar a reencontrar-se com a sua filha – já adolescente –, de maneira a reparar os erros do passado. Para isso, Charlie pede à sua filha que o vá visitar, mas Ellie coloca a condição de que apenas fará a visita, caso ele a ajude a reescrever uma redação para a escola. Como irá Ellie reagir quando vir o estado em que o pai se encontra? Irá o Charlie conseguir a reconciliação com a sua própria filha? Para saber, o melhor é mesmo ver este filme magnífico, dirigido por Darren Aronofsky.
Para última sugestão deixamos o grande vencedor da 95ª edição dos Óscares, com o filme realizado por Daniel Kwan e Daniel Scheinert a levar para casa um total de 7 galardões – Melhor Filme, Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Atriz Secundária (Jamie Lee Curtis), Melhor Ator Secundário (Ke Huy Quan), Melhor Realização, Melhor Edição, Melhor Argumento Original –, em 11 nomeações. Este é um filme onde acompanhamos uma sobrecarregada imigrante chinesa, Evelyn Wang (interpretada por Michelle Yeoh), que tem uma lavandaria à beira do fracasso e um mau relacionamento com o seu pai e a sua filha (interpretada por Stephanie Hsu). Como se isto não bastasse, Evelyn tem ainda de preparar uma reunião desagradável com a burocrata Deirdre (interpretada por Jamie Lee Curtis). No entanto, uma inexplicável fenda no multiverso abre-se e a vida da imigrante chinesa muda por completo. Evelyn parte assim rumo a uma nova aventura, onde sozinho terá que salvar o mundo e impedir que uma entidade maligna destrua as finas e incontáveis camadas do mundo invisível. As coisas acabam por se complicar, quando fica presa na infinidade dos vários universos. Irá Evelyn conseguir salvar o mundo e regressar à sua casa e à sua lavandaria? A melhor maneira para responder a estas questões é ver o filme que mais vezes subiu ao palco dos Óscares no passado domingo (12 de março).
Para ver mais sugestões de Filmes, clique aqui.